Qual a posição ideal para dormir quando se tem dor nas costas? - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Ortopedia

Qual a posição ideal para dormir quando se tem dor nas costas?

Publicado em 14/01/2025
Revisado em 13/01/2025

Especialista explica quais as posturas mais recomendadas e quais devem ser evitadas durante o sono para quem sofre com dor nas costas. 

 

A dor nas costas é um problema bastante comum e a maioria das pessoas apresenta essa queixa em algum momento da vida. As causas são variadas e podem incluir má postura, sedentarismo, lesões musculares, inflamação e hérnia de disco, por exemplo. 

Seja qual for o motivo, é preciso adotar medidas para amenizar o problema, como dormir em uma posição confortável e que não cause agravamento das dores. 

Segundo o dr. José Zabeu, médico-chefe do Setor de Ortopedia do Vera Cruz Hospital, em Campinas (SP), as posturas mais adequadas para dormir para quem sofre com dores nas costas são de costas (com a barriga para cima) ou de lado. “Se a pessoa está com uma dor mais recente, mais intensa – geralmente por componente muscular ou sobrecarga de alguma atividade –, a melhor maneira é de costas, com travesseiro não muito alto e um segundo travesseiro sob os joelhos, para mantê-los parcialmente dobrados. Isso retifica a coluna lombar e alivia os sintomas de inflamação aguda”, explica. 

Já dormir de lado é recomendado quando a dor é mais na região das costelas ou da coluna torácica, já que permite melhor ajuste na posição em que a musculatura fique mais confortável. “A pior posição é de bruços ou com o corpo muito torcido”, completa o médico. 

        Veja também: Existe posição certa para dormir?

 

Como escolher o colchão e o travesseiro

O colchão e o travesseiro também podem ter impactos na coluna. Por isso, é importante observar algumas características ao fazer essa escolha. Segundo o ortopedista, o colchão muito duro não é bom para pessoas magras, já que provoca dor nas saliências ósseas; já o colchão muito mole é ruim para quem é mais pesado, pois o corpo acaba “afundando” no colchão e cria curvaturas anormais, que podem gerar dor. 

“Quanto ao travesseiro, se a pessoa estiver dormindo de lado, ele deve ter o tamanho que permita a cabeça ficar alinhada com o restante da coluna, e não inclinada para um lado ou outro. E se a pessoa dorme de costas, a altura deve ser de modo que se evite que o pescoço fique muito fletido (dobrado). Já para quem fica de bruços – o que geralmente não é uma boa postura –, não se deve ter um travesseiro muito grosso, porque isso torce ainda mais o tronco e pode gerar vários desconfortos no tronco e braços”, esclarece. 

Além disso, existem outras medidas que podem ajudar a evitar dores nas costas ao dormir, como fazer um alongamento antes de se deitar, evitar iluminação excessiva, ajustar a temperatura do quarto quando possível e evitar a ingestão de alimentos pesados à noite. 

“O corpo relaxado e o estômago sem sobrecarga permitem que se encontre mais facilmente a posição ideal no sono. E [também] ter dois travesseiros consigo, um para a cabeça, um para colocar sob ou entre os joelhos, na dependência se a pessoa dorme de costas ou de lado”, afirma o dr. José. 

        Ouça: Por Que Dói? #10 | Dor nas costas

 

Estou dormindo “do jeito errado”?

Existem alguns sinais que podem indicar que a postura do corpo ao dormir está inadequada, como começar a ter dores logo pela manhã, ou seja, ir dormir bem e acordar com dor nas costelas ou na região lombar. Mas é importante esclarecer que também existem doenças que podem provocar esses sintomas, como a espondilite anquilosante. 

“Se houver dor forte e dificuldade de movimento pela manhã, procure orientação médica, em especial do reumatologista. Já se a dor é variável, nem tão intensa, mas estiver vindo a partir de uma mudança de colchão ou de hábitos noturnos, isso deve ter a ver com a postura, o travesseiro e o próprio colchão”, diz o médico. 

 

Recomendações para o dia a dia 

De acordo com o especialista, dores persistentes e constantes nas costas exigem um diagnóstico médico e o tratamento adequado. “Em se descartando problemas mais sérios de coluna ou saúde, valem as orientações que sempre são dadas para quem quer ter uma vida de mais qualidade: fazer exercícios físicos, controlar o peso, evitar o estresse excessivo, alimentar-se corretamente, ter uma rotina de sono.”

Nas horas que antecedem o sono, também recomenda-se evitar ficar muito tempo no celular, principalmente com o pescoço dobrado. “Se você tem pets e eles dormem na cama, chegue num acordo para que cada um tenha seu espaço, para que você não precise ficar torto na hora de dormir. E procure manter seu quarto numa temperatura agradável, escuro e limpo. Bom senso, acima de tudo”, finaliza o dr. José. 

        Veja também: Dor nas costas em jovens: causas, cuidados e prevenção

Compartilhe