Sim, a dengue pode provocar um aumento do fluxo menstrual, mas não causa atrasos no ciclo. Entenda a relação.
Um dos sinais de piora da dengue é o sangramento, que pode ser confundido com a menstruação. Por conta da doença, é comum, por exemplo, que o fluxo menstrual sofra mudanças, as quais se limitam ao período de infecção, mas podem provocar complicações.
Sangramento da dengue pode ser confundido com menstruação
A dengue é uma doença febril aguda que provoca, entre outros problemas, a diminuição no número de plaquetas no sangue. As plaquetas são células responsáveis pela coagulação sanguínea, ou seja, servem para evitar ou estancar sangramentos. Quando a dengue é grave, a queda das plaquetas é maior, provocando hemorragias em diferentes regiões do corpo.
“A dengue não age diretamente no ciclo menstrual, mas, por causa da alteração na coagulação, pessoas que menstruam durante um episódio agudo da doença podem ter o seu fluxo menstrual aumentado”, explica a infectologista Melissa Barreto, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).
Dessa forma, pode ser que a pessoa não associe o sangramento aumentado à infecção pela dengue, mas a uma mudança na menstruação. Além disso, ela também pode ter sangramentos vaginais fora do período esperado: esse é um sinal de anormalidade que indica a evolução do quadro da dengue.
Complicações da perda de sangue pela menstruação na dengue
“O período de baixa das plaquetas é o mesmo da infecção aguda: normalmente, dura uma média de oito dias. Quando a menstruação acontece nesse período, pode levar a complicações relacionadas tanto à gravidade da doença quanto à própria perda de sangue”, alerta a especialista.
Entre elas, estão a anemia, a isquemia (quando o fluxo sanguíneo não chega aos órgãos vitais), o aumento da pressão em determinados compartimentos musculares, o risco de falência múltipla dos órgãos e até a morte.
Por isso, em caso de suspeita de dengue, é fundamental procurar ajuda médica e seguir o tratamento recomendado. Se a menstruação chegar após o diagnóstico, a dra. Melissa recomenda fazer uma reavaliação para acompanhar o número de plaquetas e avaliar se será necessário o uso de medicamentos que reduzam o fluxo menstrual.
Dengue pode atrasar a menstruação?
Fora do período da infecção, não é comum que o ciclo menstrual se altere, por exemplo, atrasando a próxima menstruação. Isso pode acontecer se a paciente tiver sofrido um estresse muito intenso devido à doença, já que a região do cérebro que regula as emoções é a mesma que controla os hormônios envolvidos no ciclo menstrual. No entanto, qualquer possível alteração não está diretamente relacionada à dengue. Na dúvida, procure ajuda médica.
Veja também: O que a menstruação diz sobre a sua saúde