O jejuno corresponde à parte central do intestino delgado, juntamente com o duodeno e o íleo, e faz parte do sistema digestório. É onde se inicia a absorção dos nutrientes provenientes dos alimentos previamente digeridos no duodeno.
Veja também: Colonoscopia
Características do jejuno
O intestino delgado faz parte do sistema digestório e divide-se em três partes: duodeno (logo após o estômago), jejuno (parte central, com aproximadamente 2,5 m) e íleo (próximo ao intestino grosso), nesta ordem.
O jejuno é móvel, assim como o íleo. Contém músculos lisos que ajudam a mover os alimentos ingeridos, por meio de movimentos conhecidos como peristálticos.
Não é simples demarcar a divisão entre íleo e jejuno, mas as duas regiões possuem algumas características diferentes no que se refere à parede, coloração, quantidade de tecido adiposo, entre outras.
Estrutura e localização do jejuno
Situa-se no quadrante superior esquerdo do abdômen, conectado à parede abdominal posterior pelo mesentério (órgão em forma de leque que dá suporte ao jejuno e ao íleo). Localiza-se entre o duodeno e o íleo e mede 2,5 m.
A mucosa e a submucosa do intestino delgado formam pregas, mais desenvolvidas no jejuno, que garantem uma maior superfície de contato com os alimentos, proporcionado uma maior absorção dos nutrientes.
Função

É no jejuno que se inicia a absorção, através das vilosidades intestinais, dos nutrientes dos alimentos já parcialmente digeridos pelo estômago e pelo duodeno.
É uma região fundamental para a nutrição, pois a maior parte da absorção dos nutrientes dos alimentos ingeridos ocorre no jejuno.




