Revolução das Vacinas: As primeiras campanhas no Brasil | Episódio 2

Campanhas de vacinação, nos moldes que conhecemos hoje, surgiram nos anos 1970. Entenda como o Brasil virou referência mundial em imunização.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Gabriel Oselka explica, no 2º episódio da websérie, como surgiram as primeiras campanhas de vacinação no Brasil e o Programa Nacional de Imunizações, uma das maiores ações de saúde pública do mundo.

 

Entre as décadas de 1970 e 1980, o Brasil vivia uma epidemia de poliomielite. Até então, as iniciativas de vacinação eram pontuais e não surtiam o efeito desejado. Mas esse cenário mudou com a organização das primeiras campanhas nacionais de imunização, as quais erradicaram a pólio e logo foram estendidas para o combate a outras doenças.

No segundo episódio da websérie, o dr. Gabriel Oselka, médico que participou de todo esse processo, detalha o nascimento do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e o papel da multivacinação no controle das doenças infecciosas que assombravam o país.

Veja também: Revolução das Vacinas: Como era o mundo sem vacinação

Veja mais

Sair da versão mobile