Revolução das Vacinas: Como era o mundo sem vacinação | Episódio 1

Como era o mundo antes das vacinas? No 1º episódio da websérie, dr. Guido Levi explica o papel revolucionário dos imunizantes no Brasil.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

No primeiro episódio de nova websérie, dr. Drauzio conversa com dr. Guido Levi sobre o mundo antes das vacinas

 

Antes do início das grandes campanhas de vacinação no Brasil e o no mundo, as doenças infecciosas eram as principais causas de mortalidade e morbimortalidade entre a população. A varíola, por exemplo, matou 3 milhões de habitantes nativos ao ser trazida da Europa para as Américas. A poliomelite causou limitações às crianças até o final do último século. Sem contar a rubéola e muitas outras doenças que afetavam principalmente essa faixa etária e deixavam sequelas para o resto da vida.

Na estreia da nova websérie, dr. Drauzio recebe o dr. Guido Levi, infectologista e ex-diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), para uma conversa sobre os benefícios das iniciativas de imunização na expectativa e qualidade de vida dos brasileiros. O especialista explica ainda as motivações da famosa Revolta da Vacina, ocorrida em 1904, no Rio de Janeiro, e traça um paralelo com o movimento anti-vacina atual.

Nos próximos episódios, estarão presentes os médicos Gabriel Oselka e Carla Domingues para falar sobre o papel do Programa Nacional de Imunizações (PNI) na erradicação de doenças no Brasil.

Veja também: Vacinar os filhos é obrigação | Andrea Rosana Silva

Veja mais

Sair da versão mobile