Orgasmo em 6 perguntas | Luana Lumertz

Se você não sabe se já teve um orgasmo é porque provavelmente ainda não chegou lá. Mas nem sempre. Luana Lumertz responde suas dúvidas.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Luana Lumertz, educadora sexual e influenciadora, explica tudo o que as pessoas querem saber sobre orgasmo.

 

Como saber se atingiu o orgasmo? O que ele provoca no cérebro? Faz bem para a saúde? O que são orgasmos múltiplos? Dá pra ter um orgasmo sem ejacular? A convite do Portal Drauzio Varella, a educadora sexual, influenciadora e proprietária da Egalité Sex Shop responde dúvidas frequentes sobre o momento do ápice de excitação sexual. Assista e saiba mais.

Não pode assistir agora? Acompanhe a transcrição a seguir:

Olá, pra quem ainda não me conhece, eu sou a Luana Lumertz, eu sou educadora sexual, eu sou proprietária da Egalité Sex Shop e eu também sou influenciadora, produzo conteúdos pro Youtube, pro Instagram sobre sexualidade.  E hoje eu tô aqui no canal do Drauzio Varella pra responder a algumas perguntas que chegaram sobre orgasmo.

 

1. O que é o orgasmo no nosso cérebro e isso faz bem pra saúde?

O orgasmo é um conjunto de sensações emocionais, fisiológicas, um monte de reações e hormônios sendo liberados no nosso corpo, e, sim, com certeza faz muito bem pra saúde porque a gente consegue melhorar a qualidade da nossa pele, o nosso humor, a nossa disposição. Em mulheres, pode até estar relacionado com a nossa criatividade e poder de tomada de decisão. Então, sim, eu diria que faz muito bem pra saúde. É só tu observar aquele teu colega que chegou feliz no trabalho, segunda-feira de manhã. Será?

 

2. Como eu sei se atingi o orgasmo?

Muita gente não tem certeza se já atingiu o orgasmo, e a gente costuma dizer que, se tu não tem certeza, é porque tu ainda não chegou lá. Mas, às vezes, pode ser porque tu tá idealizando demais o que que é esse orgasmo, né. Às vezes, a gente acha que a gente vai ter uma sensação magnânima, que Deus vai descer, vai falar com a gente, e não é bem assim. Pra tu saber se já teve um orgasmo, tu precisa de autoconhecimento, se explorar, perceber as sensações que o teu corpo vai ter ali. A gente tem algumas reações fisiológicas, tipo o coração vai ficar acelerado, tu vai sentir ali alguns espasmos, aqui a tua bochecha pode ficar corada, enfim. Então, a gente começa a perceber se esse foi o ápice da tua sensação. E, dependendo da vez que tu tiver ali, poder ser mais intenso ou menos intenso.

 

3. O que são orgasmos múltiplos?

Orgasmos múltiplos, diferente do que muita gente acha, não é tipo ah, ah, ah, várias vezes, várias vezes, várias vezes, não. Na verdade, seria um orgasmo e aí você mantém a excitação, mantém o estímulo. Ou seja, cheguei ao orgasmo, continua se tocando, continua se estimulando e atingiu o orgasmo novamente. Então, as mulheres ou pessoas que têm clitóris conseguem chegar ao orgasmo mais de uma vez. Eu mesma não sabia. Quando eu era mais nova, eu achava: “Nossa, nunca tive orgasmos múltiplos”. Na verdade, é bem mais comum do que a gente imagina.

 

4. Anticoncepcional afeta a capacidade de atingir o orgasmo?

Existem muitas pílulas anticoncepcionais que, sim, podem afetar o nosso desejo sexual e a dificuldade de chegar lá porque elas interferem diretamente na nossa libido, que a gente chama, que seria aquele desejo ali sexual, interferência por hormônios. Mas isso não é uma regra, né. Tem muita gente que toma pílula anticoncepcional ou usa outros métodos contraceptivos que têm hormônio e não têm dificuldade de chegar ao orgasmo. Então, não é uma definição. Ele pode, sim, atrapalhar, e aí você pode conversar com o seu ginecologista e avaliar outro método.

 

5. Dá para ter um orgasmo sem ejacular?

É possível, sim, ter um orgasmo sem ejacular porque, pra quem tem pênis, tá, você pode ter o que muita gente chama de orgasmo seco, mais popularmente, que é a sensação do clímax, né, do máximo ali que você consegue atingir, sem a ejaculação. Pras mulheres, né, ou pessoas que têm clitóris, isso é um pouco diferente, né. Porque muita gente acha que tem que sair líquido. Não precisa sair líquido, e daí o orgasmo, ele não é necessariamente encaixado com a ejaculação. Mas, sim, se tu tem pênis ou se tu é homem, dá, sim, pra ter um orgasmo sem ejaculação.

 

6. Qualquer um consegue chegar ao orgasmo com sexo anal?

Sim, qualquer pessoa consegue chegar ao orgasmo, seja com sexo anal ou com qualquer outra prática. Por exemplo, pras mulheres, é muito mais fácil sentir ali o orgasmo fazendo a penetração no sexo anal, enquanto estimula o clitóris na vulva. Isso vai facilitar bastante. Mas o nosso clitóris, ele não é só aquela parte que a gente enxerga ali fora, aquela rotinha ali, na verdade, ele continua, ele abraça o canal vaginal e ele vai terminar lá no ânus. Então, tem muitas mulheres que, durante a penetração do anal, já sentem esse orgasmo de uma maneira muito mais espontânea. E aí a questão também dos homens, que têm a próstata, que é extremamente prazeroso pra muitos, então, facilita bastante chegar ao orgasmo. Então, sim, dá pra chegar ao orgasmo com o sexo anal.

Veja também: A química do orgasmo: conheça os benefícios do prazer para o organismo

Veja mais

Sair da versão mobile