Por que muitos pais não querem vacinar os filhos?

A hesitação de muitos pais em levar seus filhos para vacinar pode permitir que doenças como a poliomielite e a varíola voltem a aparecer.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Seja pela dificuldade de acesso aos postos de saúde ou pela desinformação, a hesitação vacinal pode colocar as crianças em risco.

Durante a infância, o dr. Drauzio, assim como vários outras crianças, teve sarampo, coqueluche, difteria e catapora. Era comum ainda que os pequenos fossem vítimas da poliomielite, a paralisia infantil que resultava no uso de aparelhos ortopédicos barulhentos e desconfortáveis. À época, a mortalidade infantil era altíssima.

Mas, com o surgimento das vacinas, muitas dessas doenças desapareceram. Ainda que os imunizantes sejam seguros e gratuitos pelo SUS, muitos pais estão deixando de levar seus filhos para vacinar. Com os índices de vacinação atual, é possível que esses problemas voltem a atingir as crianças. Assista neste vídeo o que diz o dr. Drauzio.

Veja também: O perigo da volta da poliomielite

Veja mais

Sair da versão mobile