Como funciona a hipertensão | Animação #04

Entenda na animação como funciona a hipertensão, doença grave que afeta órgãos em partes bem distintas do corpo, como coração, músculos e cérebro.

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

thumb anima pressao alta hipertensao

Compartilhar

Como muitas pessoas têm a doença, ela acaba passando como um probleminha menor. Entenda como funciona a hipertensão e seu efeito no organismo.

 

O coração bombeia sangue para todo o organismo. Quando o sangue passa pelas artérias, ele faz força contra a parede dos vasos. Essa força é o que chamamos de pressão arterial. Quando a pessoa é hipertensa, essa força é tão grande que agride a parede das artérias. Como resultado, as artérias vão ficando cada vez mais rígidas e estreitas.

O dano nos vasos facilita o acúmulo de gordura e a formação de coágulos que podem entupir artérias do coração e provocar um infarto. O coágulo também pode se desprender e se instalar em um vaso do cérebro, onde irá causar um AVC.

 

Veja também: Matéria completa sobre hipertensão

 

O aumento da pressão também causa lesões nas artérias dos rins, que vão perdendo progressivamente sua capacidade de filtrar o sangue. Com o tempo, pode se instalar uma insuficiência renal.

Não subestime a hipertensão. Adote um estilo de vida equilibrado e tome os medicamentos prescritos com disciplina.

 

Assista à animação a seguir para entender melhor

Veja mais

Sair da versão mobile