Quais vacinas os adultos devem tomar?

Continuar seguindo o calendário de vacinação quando adulto protege contra doenças como sarampo, gripe e febre amarela. Saiba mais.

Algumas vacinas devem ser administradas ou reforçadas depois da adolescência. Saiba aqui quais são elas.

Compartilhar

Publicado em: 18 de abril de 2022

Revisado em: 18 de abril de 2022

Algumas vacinas devem ser administradas ou reforçadas depois da adolescência. Saiba aqui quais são elas.

 

As campanhas de vacinação, geralmente, são voltadas para crianças e idosos. Por isso, muitas pessoas ficam perdidas, sem saber quais imunizantes devem ser tomados ou reforçados também na fase adulta. 

Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada em 2017 pelo Instituto Ipsos Mori, 69% dos adultos brasileiros estavam com o calendário de vacinação incompleto. Manter todas as vacinas em dia é fundamental para o controle de doenças endêmicas, que podem retornar de tempos em tempos, como os casos mais recentes de sarampo e febre amarela, por exemplo.

Os postos de saúde têm vacinas direcionadas a cada grupo. Para adultos, o Ministério da Saúde recomenda doses contra hepatite B, difteria e tétano, a tríplice viral e a da febre amarela. E, para os idosos, as vacinas contra hepatite B, difteria e tétano, pneumocócica 23-valente e influenza.

Além disso, existem as vacinas que são disponibilizadas em clínicas particulares fora da idade oferecida pelo serviço público, como a vacina contra o HPV

Veja quais vacinas devem ser tomadas ou reforçadas na fase adulta.

 

HEPATITE B

A imunização contra a hepatite B é feita em três doses para quem não foi vacinado durante a infância ou nunca teve a doença. Deve-se tomar a segunda dose um mês após a primeira; e a terceira, seis meses depois da segunda.

 

TRÍPLICE BACTERIANA: DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE

A vacina tríplice bacteriana é aplicada durante a infância, mas na adolescência e na vida adulta é necessário tomar o reforço com a vacina dupla, contra difteria e tétano, a cada 10 anos.

 

Tríplice bacteriana na gestação

A vacina também é recomendada para gestantes no último semestre da gestação. A vacina deve ser administrada em cada gestação, já que o objetivo é proteger a mãe e o bebê, que só completa sua imunização individual contra a tríplice após os 6 meses de vida, quando recebe a terceira dose de vacina DPT.

Veja também: Médicos insistem para que grávidas se vacinem contra a covid-19

 

TRÍPLICE VIRAL: SARAMPO, CAXUMBA E RUBÉOLA

A vacina tríplice viral também está no caderno de vacinação infantil. Mas, para quem não tomou na infância, é indicado tomar na vida adulta.

  • Entre 20 e 29 anos: 2 doses com intervalo de 30 dias entre elas. 
  • Entre 30 e 59 anos: 1 dose.

 

GRIPE

A vacina contra o vírus influenza é disponibilizada anualmente. É recomendado que toda a população, exceto bebês com menos de 180 dias e pessoas com histórico de alergia grave às doses dos anos anteriores, seja imunizada.

 

COVID-19

Atualmente, para a população adulta, é recomendado tomar 3 doses da vacina contra o coronavírus para completar o esquema vacinal.

Veja também: Crianças e adolescentes: por que vaciná-los contra a covid-19?

 

HPV

A imunização contra o HPV, ou papilomavírus humano, está disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pessoas de 9 até 26 anos, incluindo pessoas imunossuprimidas.

Em clínicas particulares, a vacina quadrivalente é disponibilizada para:

  • Meninas e mulheres de 9 a 45 anos;
  • Meninos e homens de 9 a 26 anos.

O esquema vacinal é composto por 3 doses. A segunda dose deve ser aplicada 2 meses após a primeira, e a terceira, 6 meses depois da primeira aplicação. 

 

HERPES-ZÓSTER

A vacina contra herpes-zóster, ou cobreiro, é licenciada em uma dose para pessoas a partir dos 50 anos. O imunizante está disponível apenas em serviços privados de vacinação.

 

PNEUMOCÓCICAS

A imunização contra meningites bacterianas, pneumonias, sinusite etc. é indicada para pessoas acima dos 60 anos ou que estejam no grupo de risco, mediante requisição médica.

Veja também: Eficácia e segurança da vacina contra o HPV são comprovadas

 

FEBRE AMARELA

O imunizante pode ser tomado em qualquer fase da vida adulta. Para quem vai viajar para áreas em que os casos da doença são muitos, deve-se tomar a vacina 10 dias antes do embarque. Inicialmente, a vacina é administrada em dose única. Mas, pelo risco de falha vacinal, uma segunda dose pode ser recomendada 10 anos depois da primeira. 

A vacina contra a febre amarela é contraindicada para gestantes e quem estiver amamentando.

Em 2019, após dois anos de aumento nos casos de febre amarela, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para todo o país. Antes, a vacinação era recomendada apenas para aqueles que morassem ou fossem viajar para áreas de maior risco da doença. 

 

IMUNOSSUPRIMIDOS 

Pessoas com doenças que afetam o sistema imunológico, como doenças autoimunes, HIV, pacientes transplantados ou oncológicos, devem se atentar ao calendário de vacinação e conversar sempre com o seu médico, já que algumas orientações são diferentes das dispostas ao público geral.

 

VACINE-SE

Não deixe de atualizar a sua caderneta de vacinação. Compareça ao posto de saúde mais próximo e certifique-se de que está com as imunizações em dia. Em caso de dúvida, converse com o seu médico sobre o assunto.

Veja também: Vacinação de adultos | Entrevista

Veja mais

Sair da versão mobile