Parafimose é um problema mais grave que a fimose e exige atendimento imediato.
A parafimose pode ser entendida como o inverso da fimose: a pele do prepúcio retrai e não consegue voltar para cobrir novamente a glande do pênis. Pressionada, a glande incha, o que dificulta ainda mais o retorno do prepúcio. É uma condição grave, pois o prepúcio pode apertar a glande de forma que a circulação sanguínea fique prejudicada.
Veja também: Como fazer a higiene íntima masculina
Sintomas de parafimose
- Dor;
- Inchaço na ponta do pênis;
- Vermelhidão ou descoloração na ponta do pênis.
Prevenção da parafimose
Uma das condições que pode levar ao problema é a tentativa de massagear e retrair o prepúcio para corrigir uma fimose. Por isso não se recomendam exercícios para tentar corrigir a fimose sem orientação.
Entretanto, o quadro também pode se instalar ao higienizar normalmente o pênis da criança. É necessário ficar atento e observar se o prepúcio voltou normalmente à sua posição após ser retraído.
Tratamento da parafimose
A parafimose constitui emergência médica, pois a circulação pode ser prejudicada até o extremo de ser interrompida, situação em que pode haver destruição irreversível do tecido peniano.
O tratamento imediato consiste em aplicar lubrificantes e tentar comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição inicial. Quando isso não é possível, recorre-se à cirurgia. Com anestesia, a pele é cortada de forma a aliviar a pressão e permitir a passagem da glande de volta. Posteriormente, em geral a cirurgia é complementada com uma circuncisão comum, como a feita em casos de fimose.
Veja também: Entrevista sobre anomalia dos genitais masculinos
Recomendações sobre parafimose
- Não tente corrigir a fimose de seu filho sem orientação médica, pois pode haver consequências graves;
- Caso perceba sinais do problema, não demore para procurar ajuda, pois trata-se de uma emergência.
Perguntas frequentes sobre parafimose
Posso tentar resolver a parafimose em meu filho por conta própria?
Em alguns casos é possível, com uma pequena compressão da glande, fazer com que o prepúcio retome sua posição. Porém, conforme o quadro se agrava essa tarefa se torna cada vez mais difícil, portanto, não demore para procurar ajuda médica caso não consiga rapidamente.