Orgasmo sem ejaculação: por que isso acontece?

Para onde vai o sêmen quando o homem tem um orgasmo sem ejaculação? Por que isso acontece? Saiba mais sobre o fenômeno.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Sexualidade

Especialista explica para onde vai o sêmen em situações específicas. Saiba mais.

Compartilhar

Publicado em: 7 de março de 2023

Revisado em: 7 de março de 2023

Especialista explica para onde vai o sêmen em situações específicas. Saiba mais.

 

Muitas pessoas pensam que o orgasmo e a ejaculação são sinônimos, mas isso não é verdade. Embora os dois eventos estejam frequentemente associados, eles são independentes um do outro e podem ocorrer separadamente. De fato, alguns homens podem experimentar orgasmo sem ejacular, especialmente após cirurgias na próstata.

O dr. Valter Muller, chefe do serviço de urologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFHSE), explica como isso ocorre. “No momento da ejaculação, o sêmen segue o canal da urina (uretra) que comunica a bexiga com o lado de fora do corpo humano. Para que o sêmen encontre seu caminho para o meio externo, é necessário que a bexiga se feche, evitando que o esperma entre neste órgão. Em cirurgias prostáticas, para viabilizar o tratamento adequado e garantir os melhores resultados, acabamos por interferir nesse mecanismo, já que a próstata fica bem embaixo da bexiga. Assim, após a cirurgia, o sêmen não encontra mais o direcionamento ideal e passa para o interior da bexiga no momento da ejaculação, sendo eliminado, posteriormente, na urina”, afirma.

Ou seja, nesses casos, o sêmen passa a ser direcionado para o interior da bexiga e é eliminado junto com a urina, durante a micção. Embora essa situação possa parecer estranha, ela não é prejudicial à saúde.

 

Ejaculação retrógrada

Quando o semên é eliminado pela bexiga em vez da uretra, chamamos de ejaculação retrógrada. Além de cirurgias na próstata, podem existir outras causas, como: antidepressivos e antipsicóticos, doenças neurológicas e traumas na medula.

“Além das cirurgias prostáticas, alguns remédios utilizados para o tratamento do aumento benigno desta estrutura e cálculos renais que descem para o canal do ureter também podem gerar ejaculação retrógrada. Nesses casos, contudo, ela é transitória. Cessando o uso da medicação, a ejaculação é normalizada”, completa o urologista. 

Mas como saber se houve ou não ejaculação retrógrada? Segundo o dr. Muller, o homem consegue perceber, pois há a sensação de orgasmo e o esperma não é eliminado. 

Embora a ejaculação retrógrada possa parecer estranha ou preocupante, é importante lembrar que ela não é prejudicial. E, para aqueles que experimentam orgasmos sem ejacular, essa pode ser uma experiência interessante e até mesmo agradável.

Veja também: A química do orgasmo: conheça os benefícios do prazer para o organismo

Sobre o autor: Caio Coutinho é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Portal Drauzio Varella. Além do gosto por música, também tem interesse em temas de saúde mental e saúde da criança.

Veja mais

Sair da versão mobile