Uretra

Uretra é o canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo. Ela termina no pênis ou na vulva e faz parte do sistema urinário.

A uretra faz parte do sistema urinário, juntamente com os rins e as demais vias urinárias (ureter e bexiga), e termina no pênis ou na vulva. 

Compartilhar

Publicado em: 8 de maio de 2017

Revisado em: 15 de setembro de 2021

A uretra faz parte do sistema urinário, juntamente com os rins e as demais vias urinárias (ureter e bexiga), e termina no pênis ou na vulva. 

 

Uretra é o canal que conduz a urina do interior da bexiga para fora do corpo. Ela termina no pênis ou na vulva e faz parte do sistema urinário, juntamente com os rins e as demais vias urinárias (ureter bexiga).

A uretra dos homens e mulheres são diferentes anatomicamente.

No homem, a uretra também serve de passagem para o esperma durante a ejaculação e mede cerca de 16 cm. Estende-se desde a bexiga até o fim do pênis e se divide em três partes:

 

  • Porção prostática: encontra-se próximo à bexiga e dentro da próstata. É nessa região que a uretra recebe os conteúdos do esperma oriundos dos canais deferentes, ductos prostáticos e vesículas seminais.
  • Porção membranosa: área da uretra cercada pelo diafragma urogenital, que tem uma camada muscular que constitui o esfincter externo uretral (musculatura voluntária). As duas glândulas bulbouretrais (de Cowper), responsáveis pela secreção do fluido pré-ejaculatório, encontram-se lateralmente nessa parte.
  • Porção esponjosa: estende-se por todo o corpo cavernoso do pênis. Nessa área estão as glândulas de Littré, minúsculas glândulas responsáveis pela produção do muco que age como lubrificante sexual. Os ductos das glândulas bulbouretrais desembocam nessa região, que termina no meato urinário.

 

Na mulher, a uretra é bem mais curta e tem cerca de 4 cm. Localiza-se atrás da sínfese púbica e termina entre o clitóris e a vagina. A uretra da mulher passa pelo diafragma urogenital, que é composto pelo músculo que constitui o esfincter exerterno uretral (musculatura voluntária). Possui várias glândulas parauretrais chamadas glândulas de Skene que ajudam na lubrificação sexual.

Veja mais

Sair da versão mobile