Bexiga urinária

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero.

Ilustração em 3D de uma bexiga urinária em um corpo masculino.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

A bexiga urinária é um órgão muscular elástico capaz de armazenar cerca de 300 mL a 500 mL de urina.

 

A bexiga se localiza na parte inferior do abdômen (sínfise púbica) – nos homens, situa-se logo à frente do reto; nas mulheres, à frente da vagina e abaixo do útero. É um órgão muscular elástico e oco que faz parte do aparelho urinário, responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina.

 

Veja também: Bexiga também pode sofrer com pedras, como os rins

 

A urina é produzida nos rins e levada até a bexiga pelos ureteres, espécies de tubos que ligam os rins a esse órgão, onde fica armazenada temporariamente, até ser conduzida para fora pela uretra (ducto ligado à bexiga).

A bexiga de um adulto é capaz de armazenar, em média, cerca de 300 mL a 500 mL.

É dividida em quatro partes: ápice (anterior), corpo, fundo (posterior) e colo.

Na saída da bexiga, encontramos o músculo esfíncter interno, que se contrai involuntariamente, e o músculo esfíncter externo, que é voluntário e permite que impeçamos a saída da urina.

A contração da musculatura da bexiga é controlada pelo sistema nervoso autônomo parassimpático.

O órgão é formado por três camadas de tecidos: a camada mucosa, que recobre seu interior (quando a bexiga está vazia, a musocsa apresenta rugas); a camada muscular, formada por fibras de músculo liso; e a camada adventícia ou serosa, que recobre a parte mais externa do órgão.

Veja mais

Sair da versão mobile