Acidentes em casa podem causar lesões graves, que comprometam os movimentos. Saiba mais neste episódio.
Acidentes não ocorrem só nas ruas e estradas; ocorrem principalmente em casa. A pessoa subiu numa escada para trocar uma lâmpada, desequilibrou-se, caiu e bateu a cabeça no chão. Não perdeu a consciência, mas queixa-se de dor no pescoço. Um trauma sofrido na região acima da clavícula pode ser responsável por lesões graves na coluna cervical, que acabarão comprometendo o movimento.
Nessas situações, o mais importante é manter a pessoa imobilizada e chamar socorro de urgência. Os bombeiros são especialistas neste tipo de atendimento.
Caso o acidente tenha ocorrido num lugar onde não seja possível recorrer a um serviço de resgate antes de transportar a pessoa machucada, é preciso imobilizar seu pescoço com um colar cervical — alguns chamam de pescoceira —, que deve ser colocado com o máximo cuidado.
Se não puder contar com tal recurso, a imobilização deve ser feita com as mãos colocadas firmemente ao redor do pescoço da vítima, para impedir que ela se mexa.
Atenção: traumatismo na coluna necessita de socorro urgente, que pode ser pedido pelo telefone 193 (o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros). 1-9-3. Os bombeiros estão preparados e se reciclam constantemente para prestar esse tipo de atendimento. Quando necessário, se fazem acompanhar por um médico ou enfermeiro.
Veja no nosso infográfico como aumentar a segurança de casa para evitar esse tipo de ocorrência, principalmente quando há idosos no local.