DrauzioCast #023 | Rotavírus

Quando surge um caso de Rotavírus, pode ter certeza que outros casos próximos vão aparecer. Veja como prevenir neste podcast sobre rotavírus.

Compartilhar

Publicado em: 18 de setembro de 2018

Revisado em: 16 de março de 2021

Neste podcast sobre rotavírus, dr. Drauzio explica os sintomas da infecção e como prevenir a transmissão.

 

 

 

Embora existam sete grupos diferentes de rotavírus, apenas três deles infectam os seres humanos e causam gastroenterite aguda, especialmente em crianças. Como crianças com diarréia e vômito desidratam com mais facilidade, as infecções por rotavírus apresentam morbidade muito grande.

Outra característica importante dos rotavírus é seu alto poder de contágio. Onde aparece um caso da doença aparecerão outros com certeza. Os principais sintomas são diarréia, vômitos e febre. Casos mais graves evoluem para quadros de desidratação, e podem ser fatais.

O rotavírus é transmitido por via fecal-oral, ou seja, a partir das fezes da pessoa infectada. Acontece que ele pode ficar viável nas superfícies contaminadas e passar para outras pessoas.

A lavagem cuidadosa das mãos é o segredo para diminuir o risco de transmissão do rotavírus. Por isso, quem manipula a criança com diarréia deve lavar as mãos com máximo cuidado para evitar o contágio. Além disso, é preciso manter em boas condições de higiene as superfícies que possam ter sido contaminadas pelo vírus eliminado pelas fezes da criança doente.

Veja também: Viroses infantis | Tira-dúvidas com especialista #11

Quando são duas, três, quatro evacuações por dia, a criança pode ser tratada em casa com soro caseiro ou com outro soro de hidratação oral. A receita do soro caseiro é muito simples: dilua em um litro de água fervida ou filtrada uma colher rasa de chá de sal; e uma colher de sopa, também rasa, de açúcar. Misture bem, e ofereça à criança em pequenas doses continuamente.

Vamos repetir:

– 1 litro de água filtrada ou fervida;

– 1 colher rasa de chá de sal;

– 1 colher de sopa, rasa também, de açúcar.

Casos mais graves precisam de atendimento em ambiente hospitalar, com hidratação por via intravenosa (soro dado na veia). A experiência tem mostrado que, quando o tratamento é bem conduzido, os doentes são curados e a mortalidade por rotavírus cai para praticamente zero.

Veja mais

Sair da versão mobile