DrauzioCast #58 | Lábio leporino

Fissura labial é uma abertura no lábio que provoca uma falha no fechamento da boca. Dr. Drauzio comenta o assunto nesse podcast sobre lábio leporino.

Thumb do DrauzioCast #58

Compartilhar

Publicado em: 11 de junho de 2019

Revisado em: 19 de março de 2021

Fissura labial é uma abertura no lábio superior que provoca uma falha no fechamento da boca. Ouça o podcast sobre lábio leporino.

 

 

 

Lábio leporino ou fissura labial é um tipo de malformação congênita que ocorre durante o desenvolvimento do embrião no útero materno. A incidência é maior em pessoas da etnia amarela e menor nos negros.

A principal característica do lábio leporino é uma abertura que pode pegar um lado só, ou os dois lados, mas que atinge sempre o lábio superior, dividindo-o em dois segmentos.

Essa falha no fechamento das estruturas pode ficar restrita ao lábio ou pode se estender até o sulco entre o dente incisivo lateral e o dente canino, atingir a gengiva e o maxilar superior, e alcançar até o nariz. Ela pode também ocorrer isoladamente ou em conjunto com a chamada fenda palatina, antigamente conhecida com o nome popular de goela de lobo.

Veja também: Ultrassom obstétrico

 A fenda palatina é outro tipo de malformação congênita que varia muito de tamanho. A falha no céu da boca pode ser pequena ou afetar todo o palato e a base do nariz, estabelecendo comunicação completa entre o palato e o nariz.

Não se conhece a causa das fissuras lábio-palatinas. Sabe-se que a hereditariedade, deficiências nutricionais e determinadas doenças maternas durante a gestação, a irradiação, álcool, fumo e alguns medicamentos são fatores de risco que podem estar envolvidos nessa manifestação.

 

Veja mais

Sair da versão mobile