DrauzioCast #57 | Incontinência urinária

Existem diferentes tipos de incontinência urinária que exigem tratamentos adequados. Dr. Drauzio Varella comenta o distúrbio nesse episódio do DrauzioCast.

Capa do episódio #57

Compartilhar

Publicado em: 5 de junho de 2019

Revisado em: 19 de março de 2021

Existem tipos diferentes de incontinência urinária que exigem tratamentos específicos. Ouça o episódio do podcast sobre incontinência urinária.

 

 

 

 

A perda involuntária de urina é um distúrbio mais frequente no sexo feminino. Isso deve acontecer porque a mulher, além da uretra, tem duas falhas naturais no assoalho pélvico, que são o hiato vaginal — quer dizer, por onde sai a vagina — e o hiato retal.

O distúrbio “perda urinária” é classificar de acordo com os sintomas. Na incontinência urinária de esforço, o sintoma inicial é a perda de urina quando a pessoa tosse, ri, faz exercício ou se movimenta.

Na incontinência de urgência, que é mais grave que a de esforço, a característica mais importante é a vontade súbita de urinar que ocorre diante das atividades diárias, tão prementes que a pessoa perde urina antes de chegar ao banheiro.

Veja também: Fisioterapia pélvica para quê? | Dicas Rápidas #04

Já a incontinência mista apresenta as características da incontinência de esforço e da incontinência de urgência, e mais a impossibilidade de controlar a perda de urina pela uretra.

O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas alguns exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Atualmente a técnica mais utilizada e que produz melhores resultados, prevê a colocação de um suporte para restabelecer e reforçar os ligamentos que sustentam a uretra e promover seu fechamento durante o esforço.

Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é [feito] com remédios e fisioterapia. Evitar a obesidade e o sedentarismo, controlar o ganho de peso durante a gestação [e] praticar exercícios fisioterápicos para fortalecer o assoalho da pélvis são medidas que podem ser úteis na prevenção da incontinência urinária.

 

Veja mais

Sair da versão mobile