DrauzioCast #177 | Colite

Diarreia e dor abdominal são os principais sintomas da colite. Saiba como diferenciá-la de outras doenças inflamatórias intestinais.

Estresse, sono desregulado e dieta inadequada são alguns dos fatores que podem provocar novas crises de colite. 

Compartilhar

Publicado em: 01/04/2022

Revisado em: 01/04/2022

Estresse, sono desregulado e dieta inadequada são alguns dos fatores que podem provocar novas crises de colite. 

 

 

 

A colite é a inflamação do cólon, que pode atingir tanto camadas mais superficiais como camadas mais profundas do intestino grosso. Por se assemelhar a outras doenças inflamatórias intestinais, os sintomas mais comuns geram várias dúvidas. De forma geral, são eles: diarreia, presença de sangue ou muco nas fezes e dor abdominal.

A colite pode provocar ainda febre e sangramentos, dependendo do tipo que se apresenta. Isso porque a doença é classificada de acordo com suas causas, como infecções, uso de antibióticos ou antiinflamatórios, doenças autoimunes, infecções sexualmente transmissíveis e outras. Para diferenciá-las, é preciso uma avaliação médica criteriosa, que também indicará a linha de tratamento mais adequada.

Para conhecer mais sobre a colite e saber como se prevenir, ouça a conversa do dr. Drauzio com a gastroenterologista Lisianne Rocha neste episódio do DrauzioCast.

Ouça também no YouTube:

Veja também: Colite ulcerativa | Entrevista

Veja mais

Sair da versão mobile