Casos de pneumonia por Mycoplasma, também chamada de pneumonia silenciosa, acendem alerta em autoridades sanitárias. Leia na coluna de Mariana Varella.
O estado de São Paulo vem apresentando, atualmente, uma alta no número de casos de pneumonia por Mycoplasma, também chamada de pneumonia silenciosa, em relação ao ano passado. Trata-se de uma pneumonia atípica, com sintomas mais brandos que os da pneumonia clássica, em geral causada por pneumococo.
Essa pneumonia é provocada pela bactéria Mycoplasma pneumoniae e seus sintomas podem ser parecidos com os da gripe, causada pelo vírus influenza. Coriza, dor de garganta, febre e tosse seca são sinais comuns da infecção. Contudo, na pneumonia por Mycoplasma a tosse costuma durar mais tempo, e pode perdurar mesmo após o paciente ter melhorado do quadro.
Veja também: Pneumonia em 5 perguntas
Em geral, a pneumonia por Mycoplasma afeta mais as crianças. Elas não costumam, no entanto, apresentar manifestações clínicas muito intensas. Em alguns casos, porém, quando há tosse persistente, febre, falta de ar e dificuldade para respirar, por exemplo, pode ser preciso internação hospitalar.
Do mesmo modo, adultos e idosos também podem contrair a doença, que pode ser grave sobretudo nos mais velhos.
Aumento de casos de pneumonia por Mycoplasma
Embora essa não seja uma doença nova, os casos vêm crescendo em vários países da Ásia e da Europa desde o fim do ano passado. A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu uma nota informativa no final de 2023 a respeito do aumento de doenças respiratórias, incluindo a pneumonia por Mycoplasma, na China.
Dinamarca, França, Irlanda, Holanda, Noruega e Suécia, na Europa, e Estados Unidos também relataram alta no número de casos da pneumonia. Esse aumento pode ser atribuído à recorrência típica da doença, possivelmente agravada por um período de três anos com transmissão limitada, devido, acima de tudo, à pandemia de covid-19, de acordo com boletim do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, sigla do nome em inglês).
No Brasil, até o momento, os casos têm se concentrado em São Paulo. “A gente tem visto um aumento tanto na população pediátrica quanto em adultos na frequência do diagnóstico de pneumonia por Mycoplasma”, afirma Fred Fernandes, pneumologista e diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT).
Segundo o especialista, a tosse intensa e prolongada é o principal sintoma desse tipo de pneumonia. “O tratamento é feito com antibióticos macrolídeos, como azitromicina, claritromicina, entre outros”, explica o dr. Fernandes.
Prevenção da pneumonia silenciosa
Não há vacina contra a bactéria. Desse modo, para evitar o contágio dessa e de outras infecções respiratórias:
- Cubra sempre a boca e o nariz com o antebraço, quando for tossir e espirrar;
- Lave as mãos com água e sabão com frequência;
- Se possível, evita levar crianças com sintomas a locais fechados e com aglomerações;
- E mantenha os ambientes bem ventilados.
Por fim, se os sintomas persistirem ou se agravarem, procure um médico.