Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina da gripe para maiores de 6 meses - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Pediatria

Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina da gripe para maiores de 6 meses

menina recebe vacina da gripe

Publicado em 12/05/2023
-
Revisado em 12/05/2023

Ministério da Saúde passa a recomendar a vacina da gripe para todos os brasileiros com mais de 6 meses de idade.

 

O Ministério anunciou, nesta sexta-feira (12/5), que passará a oferecer a vacina contra a gripe para todas as pessoas acima dos 6 meses de idade.

A recomendação para além dos grupos prioritários começa a valer a partir da próxima segunda-feira (15/5). No entanto, cada município e estado planejará sua vacinação de acordo com a disponibilidade de imunizantes.

Veja também: Vacina diminui número de internações de idosos por gripe

A meta de vacinar até 90% dos grupos prioritários ainda não foi cumprida: foram vacinados apenas cerca de 30% dos indivíduos desses grupos até o momento (a campanha de vacinação deste ano começou no dia 10/4)

 

Gripe não é resfriado

Muitas pessoas confundem  gripe e resfriado – que causa sintomas semelhantes, mas com uma diferença importante: no resfriado, os sintomas são muito mais leves.

Os principais sintomas da gripe são febre alta (acima de 38,5º C), dor de cabeça, dores no corpo, fraqueza e mal-estar intenso. Em geral, a pessoa com com gripe fica vários dias com febre e tem um comprometimento geral importante.

“E mais: o vírus da gripe não se manifesta apenas na rinofaringe, mas em toda a árvore respiratória, ou seja, na traqueiabrônquios e eventualmente nos pulmões. Portanto, trata-se de uma doença de maior extensão e intensidade, sobretudo para as pessoas debilitadas. A gripe pode causar complicações graves e, eventualmente, morte, o que não ocorre nos casos de resfriados e rinite alérgica“, explicou o infectologista João Silva de Mendonça, em entrevista ao Portal.

A gripe pode provocar complicações como pneumonia, em especial em bebês e idosos. “Por isso, a vacinação é tão importante – previne óbitos, complicações e ajuda a não sobrecarregar os serviços de saúde, que tendem a ficar sobrecarregados nas estações mais frias”, afirmou o dr. Mendonça.

No resfriado, os sintomas são parecidos com os da rinite alérgica, mas vão além. Ele pode vir acompanhado de faringite branda, ou seja, uma leve dor de garganta, uma febre baixa (em torno de 37º C ) e um leve mal-estar. Esses sintomas duram poucos dias e desaparecem espontaneamente. “Quem está resfriado não interrompe suas atividades”, concluiu o dr. Mendonça.

 

Vacina da gripe deve ser anual

A vacina contra a gripe é atualizada todos os anos, de acordo com as cepas do vírus que circulam no momento. O vírus influenza sofre muitas mutações, portanto é importante atualizar a vacinação anualmente.

A vacina contra a gripe é segura e não causa gripe, pois é produzida com vírus inativado que não são capazes de causar doença. Os efeitos colaterais possíveis incluem sintomas como dor local, febre baixa e mal-estar leve, que passam em um ou dois dias.

Os imunizantes disponíveis gratuitamente pelo SUS são trivalentes (protegem contra três tipos dos vírus influenza mais frequentes no país).

 

Compartilhe