É possível ter câncer de nariz?

Os tumores podem acometer a parte interna das narinas. Um dos sintomas principais é a obstrução nasal somente em um dos lados.

foto de nariz. cancer de nariz é raro

Compartilhar

Publicado em: 15 de junho de 2023

Revisado em: 20 de junho de 2023

Os tumores podem acometer a parte interna das narinas. Um dos sintomas principais do câncer de nariz é a obstrução nasal somente em um dos lados, com pus e sangue. 

 

Quando falamos dos cânceres que atingem a região da cabeça e pescoço, logo associamos à tiroide, boca, laringe e faringe. Mas há um outro tipo de câncer que também pode acometer a região e ainda é desconhecido por muitos: o câncer de nariz. 

E aqui é importante destacar que não estamos falando de um câncer de pele que atinge a parte externa do nariz (que é o mais comum de acontecer), mas sim de um tumor que acomete a fossa nasal (situada entre as narinas e a faringe) e os seios da face, que são cavidades ósseas ocas cobertas por epitélios respiratórios que produzem muco para evitar que o interior do nariz fique ressecado durante a respiração. 

Normalmente, essas cavidades são preenchidas de ar, mas quando o paciente tem uma infecção como sinusite, a cavidade óssea pode ser preenchida por secreção com pus, causando obstrução, o que provoca sintomas incômodos.

Os tumores nasais e paranasais podem ser tanto benignos (não cancerosos, pois crescem somente no local e não se espalham para outras partes do corpo) ou malignos, com risco potencial de afetar outros órgãos, glândulas e tecidos.

 

Exposição a agentes nocivos

O câncer de nariz é um tumor raro e representa 5% dos casos de câncer de cabeça e pescoço. Segundo José Guilherme Vartanian, oncologista especialista em pescoço pelo Hospital A.C Camargo Cancer Center, em São Paulo, além dos fatores já conhecidos, como o tabaco e HPV, as causas desse tipo de tumor estão relacionadas ao contato direto com agentes cancerígenos. 

Veja também: Como é a reabilitação da fala após um câncer de cabeça e pescoço?

“Quem trabalha na indústria madeireira deve ficar atento, pois o contato com o pó de serra é um agente carcinogênico [que pode causar câncer]. A mesma coisa para trabalhadores na indústria de níquel, cromo e borracha. Por isso o uso de equipamentos de proteção individual é indiscutível, já que os trabalhadores ficam muito expostos”, alerta. 

 

Rinossinusite que não passa

O dr. Vartanian explica que um sinal de alerta clínico para o câncer de nariz é a obstrução com pus ou sangue somente em uma narina. Além disso, é importante ficar atento a inchaços, perda de olfato e congestão nasal que não melhora. 

“Um quadro de rinossinusite acomete os dois lados da fossa nasal, então você vai ter secreção dos dois lados. Essa crise vai durar alguns dias e vai passar. Agora quando se tem algum tumor, essa secreção vai aparecer em um lado só, com pus e sangue. Muitas vezes o paciente vai até o médico e sai com um monte de medicamentos para aliviar os sintomas e às vezes até antibiótico, porque os sintomas são parecidos e podem confundir. O problema é que o paciente não vai melhorar e o quadro vai se agravando com o tempo. Aí é preciso investigar com exames mais detalhados, como ressonância, tomografia“, diz o médico. 

 

Tratamento do câncer de nariz

O tratamento para o câncer de nariz na maioria das vezes é cirúrgico, mas isso vai depender muito do tamanho e do tipo de tumor. As cirurgias na região costumam ser bastante complexas e com necessidade de reconstrução, pois a região do nariz e dos seios paranasais está localizada próximo a áreas nobres, como crânio, nervo óptico e meninges. 

 Para tumores descobertos precocemente, a cirurgia endoscópica (sem necessidade de incisão) pode ser indicada. O cirurgião utiliza um tubo com uma câmera de vídeo de alta resolução, chamado endoscópio, que é inserido no nariz até alcançar a cavidade nasal, para visualizar e remover o tumor.

Além disso, para evitar o risco de recidiva, muitos pacientes necessitam de tratamentos complementares de radioterapia e quimioterapia. 

 

Veja mais

Sair da versão mobile