Colírios com corticoide podem causar glaucoma secundário

Os colírios com corticoide utillizados para tratar inflamações oculares podem desencadear glaucoma em algumas pessoas, se usados indiscriminadamente.

homem pinga colírio. uso de colírios com corticoide pode causar glaucoma

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

O uso indiscriminado de colírios com corticoide pode causar glaucoma, doença crônica que pode levar à cegueira, se não tratada adequadamente.

 

Existem no Brasil aproximadamente 1 milhão e 500 mil pessoas com glaucoma. Desse total, 1/3 é portador de glaucoma secundário, em que é possível identificar a causa. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), uma das principais razões da doença ter números tão expressivos é o uso indiscriminado de colírios com corticoide.

“A pessoa vai até o oftalmologista para tratar uma conjuntivite. O médico prescreve corretamente um colírio e solicita que ela o pingue nos olhos por cerca de uma semana. Como ela percebe um alívio rápido, passa a utilizar o medicamento para qualquer irritação nos olhos e até para lubrificar. Então, ela fica com o nome [do colírio] na cabeça e como não é preciso de receita, compra o produto livremente e até o indica para amigos”, relata Francisco Eduardo Lopes de Lima, presidente da SBG.

 

Veja também: Orientações do dr. Drauzio sobre glaucoma

 

O problema é que o efeito dos colírios com corticoides é cumulativo e seu uso prolongado acaba fazendo mal para os olhos. Ainda de acordo com o médico, o uso de colírio com corticoide  por um ano (em algumas pessoas, por seis meses) sem intervalos pode levar a glaucoma, cegueira irreversível e até catarata. “Vemos pacientes com 18 anos ficando cegos e que não sabiam que o colírio fazia mal”, diz o médico.

“A ação desse medicamento faz com que o líquido que lubrifica o olho fique retido no interior do órgão, e a pressão ocular sobe muito. O paciente não sente nada e vai perdendo a visão periférica com o passar dos meses. Em geral, ele começa a sentir um desconforto, não vai ao médico e, para aliviar os sintomas, chega até a utilizar  aqueles óculos vendidos em banca de jornal. Ele só vai procurar ajuda quando começa a bater nas coisas e a realmente não enxergar”, completa Lima.

Veja mais

Sair da versão mobile