Água com açúcar acalma?

A crença de que água com açúcar acalma não tem embasamento científico, mas é possível que o efeito placebo produza a sensação relaxante. Saiba mais.

grandes dúvidas água açúcar

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

A crença de que água com açúcar acalma não tem embasamento científico, mas é possível que o efeito placebo produza a sensação relaxante.

 

Na prática, a mistura não garante efeito sedativo. Aliás, muitas vezes ela causa o efeito contrário, pois o açúcar, quando metabolizado, é transformado em glicose e frutose, carboidratos que são importantes fontes de energia para o organismo.

Mas a ideia de que a bebida acalma não surgiu do nada. A confusão acontece porque o açúcar favorece a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, que pode ser interpretada como “tranquilizante”.

Veja também: Tomar vento depois do banho quente faz mal?

Também não se pode subestimar o efeito placebo da combinação. Quem toma água com açúcar em geral acredita piamente que ficará mais tranquilo, e, por isso, consegue de fato acalmar-se.

Em situações estressantes, a mistura também pode trazer uma sensação de tranquilidade, pois  nessas condições, o corpo produz mais adrenalina, aumentando o gasto de energia. Como a energia precisa ser reposta, a água com açúcar pode cumprir esse papel e, dessa forma, gerar a sensação de calma.

 

Consultoria: Dr. Carlos Jardim, pneumologista.

Veja mais

Sair da versão mobile