Pressão alta e diabetes podem afetar os rins

Hipertensão e diabetes estão entre os principais fatores de risco da doença renal crônica, problema grave que pode exigir diálise ou transplante.

Ilustração com silhueta masculina de costas com rins em destaque.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Hipertensão e diabetes estão entre os principais fatores de risco da doença renal crônica, problema grave que pode exigir diálise ou transplante.

 

A hipertensão e o diabetes normalmente são associados a doenças cardiovasculares como AVC e infarto, mas eles também podem provocar problemas nos rins.

Quando a pressão arterial foge do valor ideal (12×8), os vasos sanguíneos sofrem lesões, e com o tempo podem ficar mais espessos e rígidos. Nos rins, esse efeito resulta em perda da eficiência para filtrar o sangue e eliminar resíduos nocivos adequadamente. No caso do diabetes descontrolado, é o aumento da glicemia que danifica os vasos e acaba acarretando o mesmo efeito.

A perda progressiva da capacidade de filtrar o sangue pode levar à doença renal crônica. Assim como a hipertensão e o diabetes, essa doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas em fase inicial. Alguns pacientes só percebem que há algo errado quando o órgão já está muito comprometido. Nessa fase, alguns sinais são mal-estar, fadiga, perda de apetite e perda de peso não intencional. Em casos graves, pode haver necessidade de diálise e até de transplante de rins.

Pacientes com diabetes que desenvolvem problemas nos rins também podem apresentar proteína na urina, edemas (inchaço por excesso de líquido) nas pernas e pressão arterial elevada.

 

Como prevenir danos nos rins?

 

O risco de complicações resultantes da hipertensão e do diabetes é muito menor quando há adesão ao tratamento. Os pacientes precisam de um tratamento amplo, que inclui medicamentos, acompanhamento com especialistas e mudanças no estilo de vida, principalmente quanto a hábitos alimentares. Esse conjunto de fatores é o que ajuda a manter a pressão arterial e a glicemia controladas, evitando, assim, prejuízo ou perda da função renal.

Muitos pacientes hipertensos sob tratamento imaginam que, como a pressão arterial está em nível normal, podem parar de tomar seus medicamentos, mas essa conduta é absolutamente contraindicada. A doença é mantida sob controle justamente porque o tratamento está sendo seguido. É necessário seguir as orientações médicas rigorosamente.

Veja mais

Sair da versão mobile