Saiba os riscos da gravidez em mulheres com obesidade

Estudos indicam que quanto maior o IMC, maiores os riscos de a mulher ter complicações durante a gravidez.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Obstetrícia

mulher grávida se pesa. veja os riscos da gravidez em mulheres com obesidade

Compartilhar

Publicado em: 10 de julho de 2023

Revisado em: 15 de agosto de 2023

Estudos indicam que quanto maior o IMC, maiores os riscos de a mulher ter complicações durante a gravidez. Veja os riscos da gravidez em mulheres com obesidade.

 

Quando uma mulher engravida, consultas médicas e exames viram rotina, já que um pré-natal bem feito é essencial para a saúde da gestante e do bebê. E quando a mãe tem sobrepeso (índice de massa corpórea acima de 25) ou obesidade (índice de massa corpórea acima de 30), os cuidados precisam ser redobrados porque o peso excessivo é considerado um fator de risco tanto para a saúde da mãe quanto do feto.

Estudos indicam que quanto maior é o índice de massa corpórea (IMC), maiores são os riscos de a mulher ter complicações durante a gravidez, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia. O diabetes gestacional é um tipo de diabetes que ocorre durante a gestação e que pode levar a uma série de complicações. Já a pré-eclâmpsia é uma forma de hipertensão arterial que só acontece na gravidez e que pode resultar em convulsões e até causar a morte.  

“A gente sabe que estas são complicações sérias, associadas a muitos dos desfechos gestacionais adversos tanto para a mãe como para o bebê”, explica a dra. Cristina Façanha, endocrinologista e diretora do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão do Ceará.

A endocrinologista cita que o sobrepeso e a obesidade na gravidez estão relacionados ao aumento do risco de malformações congênitas nos fetos, complicações no parto, parto prematuro, nascimento de bebês com peso acima do normal e até de morte fetal. 

Segundo a médica, “estima-se que 11% de todos os óbitos neonatais sejam associados direta ou indiretamente a consequências do sobrepeso ou obesidade materna”, afirma. “Estudos mostram também que a obesidade materna pode levar a consequências para seus filhos por toda a vida, aumentando o risco de obesidade, diabetes e doenças cardiometabólicas mais tarde na vida”, complementa. 

        Veja também: Obesidade pré-natal | Artigo

 

Gravidez em mulheres com obesidade: cuidados necessários

Na opinião da dra. Cristina, o ideal é que a mulher com sobrepeso ou obesidade que queira engravidar tome uma série de cuidados antes da concepção, como perder peso, ter uma alimentação saudável e praticar atividade física com regularidade. Ela também sugere fazer acompanhamento médico com especialistas, como obstetra, endocrinologista e nutricionista. 

A médica afirma que esse acompanhamento multidisciplinar é ainda mais importante quando a mulher com sobrepeso ou obesidade já está grávida. “É muito importante esse acompanhamento, inclusive com um especialista que saiba lidar com a gestação e com a problemática do sobrepeso, para que se possa fazer essa abordagem da melhor maneira possível.”

Para a endocrinologista, é essencial ter atenção com o aumento de peso durante a gestação, que deve ser apenas o necessário para a gravidez. “O que se sugere é que a mulher que tenha obesidade ganhe [engorde] só o básico, que inclui o peso do bebê, da placenta e dos líquidos da gestação, que seria em torno de cinco a seis quilos no total”, conclui. 

        Veja também: Complicações que podem ocorrer na gravidez

 

Sobre a autora: Fabiana Maranhão é jornalista desde 2006 e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por temas ligados à infância e à adolescência, alimentação saudável e saúde mental.

Veja mais

Sair da versão mobile