Grávidas podem beber cerveja sem álcool?

Durante a gestação, alguns cuidados são necessários para proteger a saúde do bebê. Descubra se grávidas podem beber cerveja sem álcool.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Obstetrícia

mão estendendo garrafa de bebida para grávida. veja se grávida pode beber cerveja sem álcool

Compartilhar

Publicado em: 11 de abril de 2023

Revisado em: 24 de abril de 2023

Será que grávidas podem beber cerveja sem álcool? Essas bebidas podem conter níveis de etanol mais altos do que o indicado nos rótulos, o que é perigoso para o bebê.

 

Durante a gestação é preciso mudar alguns hábitos para garantir a sua saúde e a do bebê. Por isso, uma das recomendações dos especialistas é que se pare de consumir bebidas alcóolicas. Mas será que a cerveja sem álcool pode ser uma opção?

De acordo com Kátia Kosorus, ginecologista do Hospital São Camilo (SP), o consumo é considerado aceitável, mas ainda pode ser perigoso.

“Normalmente, cervejas sem álcool têm no máximo 0,5% de álcool em sua composição, o que é considerado seguro durante a gravidez. No entanto, a orientação médica é que grávidas não consumam qualquer quantidade de álcool, incluindo essas bebidas”, complementa a especialista. 

Vale destacar que há poucas pesquisas científicas que apontem os riscos de consumo de cerveja sem álcool pelas gestantes e lactantes. 

No entanto, alguns estudos mostram que essas bebidas podem conter níveis de etanol mais altos do que o indicado em seus rótulos — podendo chegar a 1,8% de teor alcoólico. Portanto, o consumo já poderia ser mais arriscado para o feto, principalmente se for regular. 

“O álcool é completamente contraindicado na gestação, em qualquer período. Também não é recomendado que seja consumido durante a amamentação. Não existe dose de bebida alcóolica segura. Além disso, as cervejas sem álcool também não são consideradas saudáveis e devem ser evitadas ou consumidas com bastante moderação”, explica Ricardo Porto, ginecologista, obstetra e membro da Comissão Nacional Especializada em Assistência ao Abortamento, Parto e Puerpério da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia).

 

Riscos do consumo de álcool na gestação

Quando a mulher bebe álcool, a substância atravessa a placenta e pode prejudicar o desenvolvimento do feto, causando problemas físicos e mentais. 

O principal risco do consumo de bebidas alcoólicas por gestantes é a síndrome alcóolica fetal. De forma geral, a condição provoca diversas manifestações no feto e no recém-nascido, tais como:

  • malformações congênitas faciais, neurológicas, cardíacas e renais; 
  • alterações comportamentais;
  • problemas de visão e audição;
  • dificuldades de aprendizagem na escola;
  • atrasos na fala e linguagem; 
  • comportamento hiperativo;
  • retardo do crescimento e baixo peso ao nascer.

Portanto, a recomendação médica é que gestantes evitem completamente o consumo de qualquer bebida alcoólica. A exposição ao álcool não é uma atitude segura para os fetos em desenvolvimento em todas as fases da gravidez. 

Além disso, é importante que gestantes não usem drogas e cigarros e sigam orientações médicas para a realização de atividades físicas, tenham uma alimentação equilibrada e façam uso de medicamentos adequados.

Vale lembrar que o acompanhamento pré-natal é fundamental para a saúde da gestante e do bebê. É neste momento que a futura mãe consegue sanar dúvidas e garantir mais saúde tanto para ela quanto para o bebê que está a caminho. 

Veja também: Uso de álcool: o que a ciência sabe

 

Sobre a autora: Samantha Cerquetani é jornalista com foco em saúde e ciência e colabora com o Portal Drauzio Varella. Escreve sobre medicina, nutrição e bem-estar.

Veja mais

Sair da versão mobile