Como é a menopausa em homens transexuais?

close em mão em frente ao rosto, com listas azuis e branca. menopausa em homens transexuais é tema pouco conhecido

Compartilhar

Publicado em: 16 de dezembro de 2022

Revisado em: 31 de janeiro de 2023

A baixa expectativa de vida de pessoas trans dificulta a sua chegada à menopausa e limita os estudos sobre a menopausa em homens transexuais.

 

A menopausa é o último ciclo menstrual, ou seja, a última menstruação. A sua chegada ocorre devido à queda dos hormônios femininos e pode trazer sintomas incômodos, como ondas de calor, atrofia dos órgãos genitais, alterações do sono, da libido e do humor, entre outros. 

Para as mulheres cisgênero, isto é, aquelas que nasceram com o órgão sexual feminino e se identificam com o gênero feminino, a menopausa pode ser encarada como um problema de saúde e até como um tabu social. A vergonha e a falta de informação impedem que o assunto seja abordado de forma transparente, afetando a qualidade de vida. 

E se para elas predomina o silêncio, imagine para os homens transgêneros, isto é, pessoas que nasceram com o órgão sexual feminino, mas se identificam com o gênero masculino.

 

Por que ninguém fala sobre menopausa em homens transexuais?

A menopausa é vista erroneamente por muitas mulheres cis como uma passagem para a velhice, além de um sinal do fim da vida sexual. Por não ser um tema tratado abertamente nos atendimentos em saúde, falta conhecimento que permita a elas conviverem em harmonia com os sintomas dessa fase.

No caso dos homens trans, o problema é outro. De acordo com a ANTRA, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais, a idade média de sobrevivência de pessoas trans e travestis no Brasil é de apenas 35 anos. Considerando que a idade da chegada da menopausa é entre 45 a 50 anos, elas nem têm a possibilidade de vivenciar o período.

A expectativa de vida desse grupo, que não passa da metade da média nacional, se dá por conta do preconceito e da violência que levam pessoas transexuais a se envolverem com drogas, crime e prostituição.

Veja também: Saúde Sem Tabu #05 | Vida sexual após a menopausa

 

Como acontece a menopausa em homens transexuais?

“Quando a gente fala de menopausa em corpos trans, estamos falando de uma quantidade pequena de pessoas”, explica Ana Thais Vargas, ginecologista e obstetra. Como não chegam até essa fase, são pouquíssimos os estudos voltados para a menopausa em homens trans.

Na teoria, a especialista os divide em dois grupos:

 

Aqueles que fazem terapia hormonal

Homens trans que realizam a terapia de hormônio deixam de menstruar em, aproximadamente, 6 meses. Isso porque a testosterona passa a ser o hormônio predominante no organismo, superando os efeitos do estrogênio, produzido pelos ovários.

“Eles não estão menstruando e também não vão sentir os sintomas da menopausa”, pontua a dra. Ana Thais.

 

Aqueles que fizeram histerectomia

Nesse sentido, a cirurgia de histerectomia total, ou seja, a retirada do útero, tubas e ovários, restringe a produção dos hormônios femininos no corpo. A sua queda conduziria, então, a uma menopausa precoce. Por isso, logo depois da cirurgia, é indicado que também se faça o acompanhamento de reposição hormonal.

 

Aqueles que não fazem terapia hormonal

Já os homens trans que não fazem o uso de hormônios e ainda menstruam ou apenas bloqueiam a menstruação com anticoncepcional, ao chegarem à idade da menopausa, vão experimentar os sintomas dessa fase da mesma forma que as mulheres cis: fogachos, secura vaginal, confusão mental, depressão, insônia, entre outros.

Veja também: Como funciona a terapia hormonal para pessoas trans | Jonas Maria

 

Disforia de gênero

Portanto, o grande problema da menopausa em homens trans não está relacionado às suas manifestações, mas à questão psicológica. De acordo com a dra. Ana Thais, muitos deles experimentam a disforia de gênero, que é um sofrimento psíquico persistente por não se considerarem correspondentes ao gênero com o qual se identificam.

“Para eles, a menstruação pode ser uma evidência de que o corpo não funciona da forma com a qual ele gostaria que funcionasse. Por conta dos sangramentos e das cólicas, ele não se enxerga, não se reconhece e não está de acordo com a ideia mental do que deveria parecer”, explica.

Por isso, boa parte dos homens trans busca a suspensão da menstruação. Consequentemente, a menopausa também deixa de ser um empecilho em suas vidas.

“No entanto, se eles estão menstruando e não estão fazendo nada para que esse ciclo seja interrompido, a menstruação provavelmente não é um problema para eles. Assim, a menopausa também não será”, diz a especialista.

 

Onde procurar ajuda?

Contudo, os sintomas da menopausa podem ser desagradáveis para qualquer pessoa, tendo ela uma boa aceitação ou não. A fim de amenizá-los ou conseguir mais informações sobre essa fase, homens transgêneros podem procurar os serviços especializados em população LGBTQIA+ em suas cidades ou, ainda, consultar um ginecologista ou médico da família na UBS mais próxima.

Veja também: Como funciona o SUS para pessoas transexuais

Veja mais