Febre tifoide

O tratamento da febre tifoide inclui a administração de antibióticos e a reidratação do paciente, e deve começar tão logo seja levantada a possibilidade da infecção.

A febre tifoide é uma doença infectocontagiosa transmitida por bactéria por meio do consumo de água e alimentos  contaminados ou pelo contato direto. O tratamento inclui a administração de antibióticos. 

Compartilhar

Publicado em: 23 de abril de 2012

Revisado em: 5 de abril de 2021

A febre tifoide é uma doença infectocontagiosa transmitida por bactéria por meio do consumo de água e alimentos  contaminados ou pelo contato direto. O tratamento inclui a administração de antibióticos. 

 

Febre tifoide é uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada pela bactéria Salmonella enterica typhi. A enfermidade é transmitida pelo consumo de água e alimentos contaminados ou pelo contato direto, em razão da presença de bacilos eliminados nas fezes e urina humanas dos portadores da doença ativa ou nas fezes dos portadores assintomáticos. Embora haja casos registrados no mundo todo, a enfermidade é endêmica nos locais em que as condições sanitárias e de higiene inexistem ou são inadequadas.

A transmissão se dá exclusivamente por via fecal-oral. Ao penetrar no organismo, as bactérias que não são destruídas pelo suco gástrico no estômago, atravessam a parede do intestino delgado e caem na corrente sanguínea. Nessa fase, surgem os primeiros sintomas. Como a Salmonella typhi pode multiplicar-se no interior das células de defesa, a infecção se dissemina pelo organismo. Os órgãos mais afetados costumam ser o fígado, baço, vesícula, medula óssea e todo o intestino.

Observação importante: É de extrema importância esclarecer que febre tifoide e tifo são duas entidades distintas, transmitidas por micro-organismos diferentes. A primeira é transmitida pela Salmonella typhi e o tifo, por micro-organismos do gênero Rickettsia.

 

Sintomas

 

Algumas pessoas são portadoras crônicas, mas assintomáticas da Salmonella, e podem transmiti-la nas fezes, o que dificulta o controle da doença.

O período de incubação varia entre oito e 14 dias. Os sintomas começam leves, vão crescendo de intensidade nas três primeiras semanas depois do contágio e só começam a regredir na quarta semana.

Os mais característicos são febre prolongada, alterações intestinais que vão da constipação à diarreia com sangue, cefaleia (dor de cabeça), falta de apetite, mal-estar, prostração, aumento do fígado e baço, distensão e dores abdominais, náuseas e vômitos. Em alguns casos, aparecem manchas rosadas no tórax e abdômen conhecidas por roseola tífica.

Sem tratamento, esses sintomas se agravam e podem surgir complicações graves, como hemorragias abdominais e perfuração do intestino, com risco de o quadro evoluir para septicemia, coma e morte.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico leva em conta a avaliação clinica do paciente e o isolamento da bactéria por meio de exames laboratoriais de hemocultura, coprocultura, mielocultura e pela reação sorológica de Widal. Esse isolamento é fundamental para estabelecer o diagnóstico diferencial com outras patologias intestinais que apresentam sintomas semelhantes.

 

Vacinação

 

Duas preparações de vacinas são recomendadas na prevenção da febre tifoide:

  • A que contém uma forma atenuada dos germes vivos, (Ty21) administrada por via oral em quatro doses, em dias alternados;
  • A parenteral de polissacarídeos (Vi CPS) administrada em dose única por via intramuscular.

O problema é que nenhuma delas oferece imunização completa nem está indicada nas situações de risco de epidemias.

 

Veja também: Leia entrevista sobre medicina dos viajantes

 

Tratamento

 

O tratamento da febre tifoide inclui a administração de antibióticos (clorafenicol, ampicilina e quinolonas, entre outros) e a reidratação do paciente, e deve começar tão logo seja levantada a possibilidade da infecção.

Repouso, dieta leve e sem resíduos, ingestão maior de líquidos são medidas de suporte importantes durante a vigência da infecção e no período de convalescença que pode ser longo. Nos dois extremos da vida, infância e velhice, assim como durante a gestação, os doentes são mais vulneráveis a complicações.

Embora o acompanhamento dos pacientes possa ser realizado ambulatorialmente, ao menor sinal de agravamento do quadro, eles devem ser encaminhados para atendimento médico-hospitalar.

 

Recomendações

 

  • Lave bem as mãos, especialmente depois de ter usado o banheiro, antes das refeições e quando for lidar com alimentos;
  • Informe-se sobre medidas de proteção que deve tomar antes de viajar para lugares considerados de risco para a infecção pela Salmonella;
  • Não consuma alimentos crus, mal cozidos, ou conservados à temperatura ambiente nem os oferecidos por ambulantes em locais considerados de risco para a febre tifoide;
  • Beba somente água fervida ou engarrafada com gás e exija que as garrafas sejam abertas na sua presença, quando suspeitar que as condições sanitárias e de higiene são precárias;
  • Siga as orientações médicas sobre a conveniência de ser vacinado contra a febre tifoide, antes de viajar para lugares com risco maior de infecção pela Salmonella tiphi.

Veja mais

Sair da versão mobile