Doença falciforme: como é conviver com a dor?

O dr. Drauzio conversa com uma hematologista e com uma paciente da doença falciforme para entender os prejuízos na qualidade de vida.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A doença falciforme é uma das disfunções hereditárias mais comuns no Brasil, mas pouco se ouve falar sobre ela. 

 

Depois da síndrome de down, a doença falciforme é a mais prevalente entre os brasileiros, principalmente entre a população negra. Essa condição hereditária é caracterizada por uma alteração no formato dos glóbulos vermelhos, responsáveis por levar oxigênio para todo o corpo. Nos pacientes com o diagnóstico, esses glóbulos são mais frágeis e se rompem com facilidade, podendo causar anemia, cansaço, icterícia e dores incapacitantes.

Neste mini documentário, o dr. Drauzio conversa com a hematologista Rita Cavalheiro e com a Sheila Ventura, assistente social na Associação Pró-Falcêmicos. Sheila convive com a doença falciforme desde os 7 anos e conta como a condição impacta no seu dia a dia. Assista!

Conteúdo desenvolvido em parceria com a NOVARTIS https://www.novartis.com.br/

Veja também: Anemia falciforme | Guilherme Fonseca 

Veja mais

Sair da versão mobile