Drogas Lícitas e Ilícitas

Cannabis pode fazer bem ao intestino? | Checagem

produtos à base de cannabis, que podem fazer bem para doenças do intestino

 Será que a cannabis pode fazer bem ao intestino, como informou reportagem? Veja a checagem da agência de checagem em notícias de saúde DROPS.

 

Os benefícios da cannabis no tratamento de doenças vêm sendo cada vez mais estudados pela ciência. No ano passado, uma revista afirmou que a planta pode fazer bem ao intestino. Será verdade? A DROPS checou.

 

QUEM DISSE? Superinteressante1

QUANDO DISSE? 16/08/2018

 O QUE DISSE? “Cannabis pode fazer bem ao intestino, diz estudo”

CHECAGEM: Verdadeiro, mas….

Veja também: Obtenção de cannabis medicinal sofre com burocracia

 

CONTEXTO

 

Com a discussão sobre o uso medicinal da cannabis tendo sido pauta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)2 nos últimos meses, estão reaparecendo nas redes sociais notícias sobre os benefícios dos princípios ativos da planta no tratamento e na cura de doenças.

Uma das notícias que ressurgiu foi originalmente publicada pela revista “Superinteressante”1 em agosto de 2018 e trazia como título a frase:  “Cannabis pode fazer bem ao intestino, diz estudo”.

Será que esta afirmação é realmente verdade? DROPS checou.

 

O QUE DIZ A CIÊNCIA

 

A notícia veiculada na “Superinteressante” faz referência a um estudo científico realizado por pesquisadores da Universidade de Bath e da Universidade de Massachusetts publicado no Journal of Clinical Investigation, em 13/8/2018.3 A pesquisa em questão relatou de forma inédita o mecanismo biológico que explica por que alguns usuários de cannabis com doenças inflamatórias intestinais, tais como colite ulcerativa e doença de Crohn, afirmaram ter obtido efeitos benéficos com a planta.

Uma das pesquisadoras envolvida no estudo, Beth McCormick, afirmou que:4 “Há muitas evidências anedóticas sobre os benefícios da cannabis medicinal, mas não há muita ciência para apoiá-la. Mas pela primeira vez temos uma compreensão das moléculas envolvidas no processo e como endocanabinoides e canabinoides controlam a inflamação. Isso dá aos pesquisadores um novo alvo de medicamentos a explorar para tratar pacientes que sofrem de doenças inflamatórias intestinais e talvez outras doenças também. ”

 

CHECAGEM

 

Após a leitura do estudo científico que fundamenta a alegação “Cannabis pode fazer bem ao intestino, diz estudo”, feita pela revista “SuperInteressante”, DROPS confirmou que evidências científicas apontam que o principio ativo presente na cannabis realmente pode trazer benefícios ao intestino. No entanto, a manchete escolhida carece de complemento que explique ao leitor que os benefícios em questão são para pessoas acometidas por doenças inflamatórias gastrointestinais e que medicamentos que levem em conta a avaliação do risco no uso da substância ainda estão em fase de desenvolvimento. Ou seja, a manchete é VERDADEIRA, MAS não traz toda informação relevante para compreensão do tema.

 

Referências

 

Acesso em 21/10/2019:

¹ Matéria da revista “Superinteressante”

² Página da Anvisa

³ Estudo publicado no “Journal of Clinical Investigation”

⁴ Artigo da University of Bath

Sobre o autor: Redação Drops

Drops é a primeira plataforma brasileira dedicada exclusivamente a checar o grau de veracidade de notícias sobre saúde veiculadas na imprensa e nas redes sociais, baseados no fact checking e na busca por evidências científicas em publicações indexadas e instituições de referência. Visite:
dropslab.org