Baixa estatura | Artigo

A maioria das crianças de baixa estatura é absolutamente saudável. Ainda assim, não são poucos os pais aflitos que levam seus filhos ao pediatra. Leia mais.

mãe mede filha encostada na parede. baixa estatura pode ter causas genéticas

Compartilhar

Publicado em: 29 de abril de 2013

Revisado em: 11 de agosto de 2020

História familiar de atraso para chegar à puberdade e para atingir a altura final na vida adulta pode sugerir tratar-se apenas de um caso de crescimento mais lento, que não comprometerá a estatura definitiva.

 

A maioria das crianças de estatura baixa é absolutamente saudável. Ainda assim, não são poucos os pais aflitos que levam seus filhos ao pediatra para saber se ficarão baixos para sempre ou se existe algum tratamento para fazê-los chegar ao tamanho mais alto que puderem atingir.

Na avaliação desses casos, é obrigatório afastar condições clínicas associadas à dificuldade de crescimento, como hipotireoidismo, desnutrição e outras doenças crônicas.

Veja também: Entrevista sobre hormônio do crescimento

Na ausência dessas patologias, quando o padrão de crescimento de uma criança está em franco desacordo com a estatura dos pais, ou existe descompasso evidente entre o desenvolvimento do esqueleto e a idade cronológica, é necessário realizar avaliações clínicas e laboratoriais mais detalhadas.

Tais procedimentos são especialmente importantes nas seguintes situações: 1) altura que cai na faixa abaixo de 1% das curvas de estatura para crianças do mesmo sexo e idade; 2) idade óssea 10% abaixo daquela esperada para a faixa etária; 3) proporções anormais entre os comprimentos dos membros superiores e inferiores; 4) altura provável significativamente menor do que a dos pais.

História familiar de atraso para chegar à puberdade e para atingir a altura final na vida adulta pode sugerir tratar-se apenas de um caso de crescimento mais lento, que não comprometerá a estatura definitiva.

Cerca de 15% dos que apresentaram retardo no crescimento durante a vida intrauterina serão adultos mais baixos.

Dosagens hormonais dentro da normalidade afastam a hipótese de formas graves de deficiência de hormônio do crescimento, mas não a de déficits mais leves. Para complicar, níveis baixos do hormônio podem voltar ao normal assim que se inicia a puberdade.

O acompanhamento de pacientes tratados com andrógenos mostra que o tratamento está associado a crescimento normal durante a puberdade e à estaturas iguais ou pouco maiores do que a das previsões feitas antes de administrá-los.

Como na maioria dessas crianças, a avaliação clínica e laboratorial é incapaz de detectar alterações que justifiquem o crescimento diminuído, esses casos são classificados como atraso de puberdade ou baixa estatura idiopática não relacionada à deficiência de hormônio do crescimento, guarda-chuva que acolhe os pacientes diagnosticados como “baixa estatura idiopática”.

Em conjunto com os pais, o desafio dos endocrinologistas é decidir se a baixa estatura caracteriza um distúrbio que exige tratamento. Nesse caso, o objetivo seria assegurar crescimento mais rápido durante a infância, tamanho normal ou a maior altura possível na vida adulta?

A simples observação é o caminho mais seguro para boa parte dos casos idiopáticos. Estudos comparativos entre crianças com estaturas diferentes e avaliações psiquiátricas de adultos mais baixos mostram que o estresse psicológico pode estar, ou não, relacionado com a estatura. Da mesma forma, ensaios clínicos conduzidos com crianças tratadas com hormônio do crescimento foram incapazes de relacionar aumento da altura com o bem-estar psicológico.

Quando indicada, a administração de hormônio do crescimento é capaz de provocar aumento de 0,4 cm por ano de tratamento. Idade mais baixa, esqueleto ainda longe da maturidade e pais de estatura mais alta são fatores que aumentam a probabilidade de resposta favorável. Pais mais baixos diminuem a chance de crescimento expressivo.

O hormônio deve se injetado diariamente, por via subcutânea, até que o crescimento esteja completo, ou enquanto pais e médicos julguem necessário, critério subjetivo que dificulta a tomada de decisões racionais.

O tratamento é caro. As estimativas vão de U$ 30.000 a U$ 50.000 para cada centímetro ganho. Os riscos são pequenos, mas ainda não estão bem esclarecidos.

A alternativa é a administração de andrógenos em doses baixas: testosterona injetável ou oxondrolone. Em dois ensaios clínicos, o crescimento foi de 3,0 cm a 5,1 cm por ano, durante um a três anos.

O acompanhamento de pacientes tratados com andrógenos mostra que o tratamento está associado a crescimento normal durante a puberdade e à estaturas iguais ou pouco maiores do que a das previsões feitas antes de administrá-los.

Veja mais

Sair da versão mobile