Talassemia (anemia do Mediterrâneo)

Suplementação com acido fólico pode trazer benefícios para os portadores dessa doença, que também é conhecida como anemia do Mediterrâneo.

Foto de um olho amarelo, com sinais de icterícia, um dos sintomas da talassemia

Compartilhar

Publicado em: 19 de abril de 2011

Revisado em: 7 de dezembro de 2023

A Talassemia é uma doença hereditária que pode se manifestar de formas diferentes e tem como sintomas principais palidez, icterícia, atraso no crescimento, abdômen desenvolvido, aumento do baço e alterações ósseas.  

 

Talassemia, também conhecida como anemia do Mediterrâneo, é uma doença hereditária trazida para o Brasil pelos habitantes dos países banhados pelo mar Mediterrâneo (portugueses, espanhóis, italianos, gregos, egípcios, libaneses). Sua principal característica é a produção anômala de hemoglobina, uma proteína do sangue responsável pelo transporte de oxigênio para todos os tecidos do organismo.

Existem dois tipos de talassemia — alpha e beta – que podem manifestar-se nas seguintes formas: minor, intermediária e major. A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido. Na forma intermediária, a deficiência da síntese de hemoglobina é moderada e as consequências menos graves. Já a talassemia major, ou anemia de Cooley, é uma forma grave da doença, causada pela transmissão de dois genes defeituosos, um do pai e outro da mãe. Isso provoca anemia profunda e outras alterações orgânicas importantes, como o aumento do baço, atraso no crescimento e problemas nos ossos.

 

Veja também: Anemias

 

Sintomas

 

Os sintomas de talassemia estão diretamente relacionados com a gravidade da doença. Os mais comuns são:

  • Cansaço e fraqueza;
  • Palidez e icterícia;
  • Atraso no crescimento;
  • Abdômen desenvolvido;
  • Aumento do baço;
  • Alterações ósseas.

 

Diagnóstico

 

Para estabelecer o diagnóstico de talassemia, é importante levantar a história clínica e obter informações sobre a origem étnica do paciente. Exames de laboratório, entre eles a eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa, são importantes para determinar o tipo da doença.

 

Tratamento

 

A talassemia minor não demanda tratamento específico. Em certas circunstâncias (na gravidez, por exemplo), a suplementação com acido fólico pode trazer benefícios para os portadores da doença.

A talassemia intermediária pode requerer a indicação de transfusões de sangue com a finalidade de aumentar a oferta de glóbulos vermelhos.

Portador de talassemia major necessita de transfusões de sangue regulares e de medicamentos para retirar o excesso de ferro que se acumula em determinados órgãos (terapia quelante do ferro). O transplante de medula óssea também pode constituir uma solução terapêutica nesses casos.

 

Veja também: Vitaminas e Suplementos

 

Recomendações

 

  • Ainda não se conhece a cura para a talassemia, mas há opções de tratamento que tornam possível controlar a doença;
  • O aconselhamento genético para os portadores dos genes alterados da talassemia é a única forma de os pais estimarem o risco de gerar um filho com a doença;
  • Quanto mais cedo for detectado o problema e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de a criança com talassemia major chegar à vida adulta.

Veja mais

Sair da versão mobile