Giardíase
Giardíase é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por um parasita, e tem como principal sintoma a diarreia.
Runa Braz é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella. Tem interesse na editoria de doenças psicossociais e em questões relacionadas à saúde da população negra.
Publicado em: 25 de abril de 2019
Revisado em: 11 de agosto de 2020
Giardíase é causada pela ingestão de água e alimentos contaminados por um parasita, e tem como principal sintoma a diarreia.
Giardíase é uma infecção no intestino delgado causada pelo protozoário Giardia lamblia. A infecção ocorre principalmente quando a pessoa ingere cistos do protozoário (forma que o parasita adquire para resistir a condições ambientais desfavoráveis até conseguir um hospedeiro) presentes em alimentos contaminados por fezes e água sem tratamento.
A ingestão do parasita também pode ocorrer por falta de higiene, ao não lavar as mãos adequadamente, por exemplo, ou pelo contato sexual com uma pessoa infectada.
Veja também: Intoxicação alimentar
No trato intestinal, o protozoário se aloja na primeira porção do intestino delgado (duodeno e início do jejuno)
Sintomas
A maioria das infecções ocorre em crianças e é assintomática, mas mesmo sem sintomas o paciente elimina cistos que podem infectar outras pessoas. Quando a infecção é sintomática, o paciente costuma apresentar:
- Cólicas abdominais;
- Flatulência;
- Distensão abdominal;
- Náuseas;
- Eliminação de fezes gordurosas e fétidas;
- Perda de peso;
- Diarreia.
Sem tratamento, a diarreia pode persistir durante semanas e interferir na absorção de nutrientes. No caso de crianças, o desenvolvimento normal pode ser prejudicado.
Diagnóstico
O diagnóstico de giardíase é feito por meio de exames laboratoriais de fezes para detectar proteínas (antígenos) liberadas pela Giardia lamblia.
Tratamento
Na maior parte dos casos, a doença regride espontaneamente em algumas semanas. Quando é necessário tratamento, ele é baseado em medicamentos antiprotozoários, como tinidazol, metronidazol e nitazoxanida por cerca de dez dias.
Recomendações
- Lave bem os alimentos antes de consumi-los e fique atento às condições de higiene dos estabelecimentos quando for comer fora;
- Consuma somente água filtrada ou fervida;
- Mantenha hábitos de higiene pessoal, como lavar as mãos após usar o banheiro.