Publicado em 09/02/2017
Revisado em 11/08/2020

O pênis é o órgão sexual masculino, tem formato cilíndrico e assume as funções excretora e reprodutora. 

 

 

O pênis faz parte do aparelho reprodutor masculino, juntamente com os testículos, epidídimo, ductos deferentes e próstata. É o órgão sexual masculino e tem formato cilíndrico e duas funções, excretora e reprodutora.

 

Parte externa

 

É dividida em cabeça (ou glande), corpo e raiz. A glande é a área mais sensível do órgão e é envolvida, quando o pênis está flácido, por uma pele chamada prepúcio. Essa pele é ligada à parte inferior do pênis pelo freio. Quando o pênis fica ereto, o prepúcio se retrai, expondo a glande.

Na glande também se encontra a abertura da uretra. por onde saem o esperma e a urina.

O corpo corresponde ao prolongamento do pênis e a raiz, à parte inserida dentro do organismo do homem.

 

Parte interna

 

É composta de dois corpos cavernosos, um corpo esponjoso e a uretra. Os primeiros encontram-se lado a lado, na parte superior do órgão (considerando-o em posição horizontal). O corpo esponjoso insere-se na parte inferior do pênis e envolve e protege a uretra até a glande.

Tanto os corpos cavernosos quanto o corpo esponjoso são revestidos por uma camada de tecido conjuntiva chamada túnica albugínea, essencial para manter a ereção peniana.

A ereção do órgão requer funcionamento orquestrado dos sistemas vascular, nervoso e hormonal. A mensagem do estímulo sexual disparada pelo cérebro é transmitida através da medula espinal, até as terminações nervosas que chegam aos corpos cavernosos que, ao se encher de sangue, provocam a ereção do órgão.

Compartilhe
Sair da versão mobile