Página Inicial
Corpo humano

Fígado

Considerado a maior glândula do corpo humano, o fígado executa funções fundamentais para o organismo

Ilustração de corpo masculino destacando o fígado.

O fígado é considerado a maior glândula do corpo humano e faz parte do sistema digestório.

Veja também: Cirrose pode virar câncer?

 

Características do fígado

Tem coloração vermelho-escuro e pode ser dividido em quatro lobos. Funciona tanto como glândula exócrina, liberando secreções em uma superfície externa, quanto como glândula endócrina, já que também libera substâncias no sangue e nos vasos linfáticos.

É um órgão com intensa capacidade de se regenerar. Como no interior do fígado não há nervos, o órgão não dói e, portanto, apesar da cápsula que o envolve ser bastante enervada, costuma não apresentar sintomas quando atingido por alguma doença.

 

Estrutura e localização do fígado

Localiza-se na região superior do abdômen, do lado direito, sob o diafragma e acima do estômago e do rim direito. Seu peso é de aproximadamente 1,3 a 1,5 kg nos adultos.

Além disso, possui superfície lisa e quatro lobos: direto, esquerdo, caudado e quadrado. Cada lobo é formado por várias células chamadas de hepatócitos, que realizam funções metabólicas.

O fígado envolvido por um tecido conjuntivo denso, a cápsula de Glisson. que o protege e lhe dá suporte, estendendo-se para o interior do órgão. A cápsula acompanha os vasos sanguíneos (artéria hepática, veia porta) e os ductos biliares (tubos que transportam a bile produzida no fígado).
Possui uma abertura na sua parte inferior, o hilo hepático,  por onde entram a veia porta hepática, a artéria hepática e os ductos hepáticos, e saem os ductos biliares. Essa região é muito importante, pois é por meio dela que o fígado recebe sangue e outros nutrientes e elimina a bile.

Ilustração 3D de um corpo humano em raio x destacando o fígado, órgão atingido pela cirrose

Função

O fígado executa muitas funções fundamentais para o organismo, entre elas:

  • Produção e secreção da bile: a bile é produzida pelo fígado, armazenada na vesícula biliar e enviada ao intestino, onde funciona como detergente e ajuda na dissolução e aproveitamento das gorduras;
  • Armazenamento da glicose: a glicose extraída dos alimentos é armazenada no fígado sob a forma de glicogênio, que fica à disposição do organismo para quando ele precisar de energia;
  • Produção de proteínas nobres, como a albumina, que mantém a água dentro do organismo;
  • Desintoxicação do organismo: filtra o sangue e metaboliza substâncias tóxicas;
  • Sintetização do colesterol, que é metabolizado e excretado pela bile;
  • Filtração de microrganismos pelas células de Kupffer,  um tipo de macrófago; 
  • Remoção celular: a remoção de células mortas ou danificadas é um processo  conhecido como morte celular programada (apoptose). Essa limpeza é realizada principalmente por células imunes especializadas, as células de Kupffer; 
  • Coagulação do sangue: produz a maioria dos fatores de coagulação, responsáveis por estancar sangramentos;
  • entre outras.

 

Compartilhe
Sair da versão mobile