Página Inicial
Cardiovascular

O que são trombos e como evitá-los

Pernas de uma mulher caminhando ao ar livre.
Publicado em 28/04/2015
Revisado em 11/08/2020

Alguns hábitos contribuem na prevenção dos trombos, que podem causar trombose, uma doença grave.

 

Assim como um congestionamento de carros impede que o tráfego flua, os coágulos (trombos) podem obstruir a circulação do sangue no organismo, o que muitas vezes é fatal.

A formação de trombos no interior das veias profundas, em geral nas pernas, pode causar uma doença grave chamada trombose venosa profunda (TVP). Seus sintomas incluem edema (inchaço), dor, rubor (vermelhidão) e calor no local em que se forma o trombo.

A principal complicação da TVP é a embolia pulmonar, que ocorre quando um coágulo ou parte dele se desprende e é liberado na corrente sanguínea, alojando-se nos pulmões. Os principais sintomas da embolia pulmonar incluem dificuldade para respirar, muitas vezes acompanhada de tosse e sem motivo aparente, e dor súbita no peito que piora quando a pessoa inspira profundamente.

Qualquer um pode desenvolver TVP, mas seus principais fatores de risco são: cirurgias ou traumas, idade acima de 40 anos, obesidade, tabagismo, uso de pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal, imobilidade prolongada, câncer, gravidez e pós-parto. Alguns distúrbios de coagulação também predispõem à TVP.

 

Dicas para evitar a TVP

 

  • Mantenha o peso adequado;
  • Faça exercícios físicos regularmente;
  • Não fume.

 

Em casos de viagens ou imobilização prolongadas

 

  • Procure não ficar muito tempo sem se movimentar;
  • Levante-se a cada duas horas, caminhe e mexa as pernas;
  • Faça exercícios que ativem a musculatura das pernas: 1) abra e feche os dedos dos pés; 2) levante e abaixe os calcanhares sem tirar a ponta dos pés do chão; 3) levante e abaixe as pontas dos pés sem tirar os calcanhares do chão; 4) gire os pés para ambos os lados. Repita cada exercício dez vezes;
  • Tome bastante líquido para garantir uma boa hidratação;
  • Use meias elásticas.
Compartilhe
Sair da versão mobile