Sensação de formigamento em pacientes com câncer aumenta no frio

Alguns quimioterápicos acentuam a sensibilidade ao frio, provocando sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e pés. Veja como evitar.

mulher com gorro lê livro. Pacientes com câncer sofrem mais no inverno

Compartilhar

Publicado em: 24 de julho de 2013

Revisado em: 11 de agosto de 2020

Pacientes com câncer devem tomar cuidado no inverno, uma vez que os sintomas se acentuam com o frio. 

 

Nos dias de frio, em que a temperatura cai em boa parte do país, os pacientes em tratamento oncológico devem dar atenção especial à saúde. Segundo o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), os medicamentos quimioterápicos costumam acentuar a sensibilidade ao frio, provocando sensação de formigamento ou de choque, principalmente nas mãos e nos pés.

 

Veja também: Por que a gripe é mais comum no inverno?

 

Para aliviar esses sintomas, é importante manter-se agasalhado e reforçar a proteção das extremidades com o uso de luvas, gorros, tocas de lã e meias grossas. O consumo de chás e outras bebidas quentes também ajuda a manter a temperatura do corpo.

A medicação também provoca queda na imunidade, aumentando o risco de infecções respiratórias como resfriados e sinusites. Para prevenção, é essencial lavar bem as mãos com água e sabão diversas vezes ao dia, além de evitar ambientes fechados e climatizados. Os pacientes internados não devem receber visitantes que estejam com sintomas de gripe.

Durante o inverno, a pele fica menos exposta, mas não está totalmente protegida dos raios solares e da radiação UV. “O uso de filtro solar (FPS 15, no mínimo) não deve ser dispensado nem no tempo frio”, explica a oncologista clínica do Icesp, Maria Del Pilar Esteves Diz.

Veja mais

Sair da versão mobile