Drauzio Varella

Dicas para pedalar com segurança

pedalar

A bicicleta é um ótimo meio de transporte, mas é preciso seguir algumas dicas para pedalar com segurança.

 

A bicicleta está ganhando cada vez mais espaço no cotidiano das grandes cidades. Utilizada como meio de transporte para o trabalho ou escola, por lazer, para a prática de exercícios e competições, os usuários defendem que, além de trazer benefícios para a saúde, ela contribui para a fluidez do trânsito e, consequentemente, para reduzir a poluição do ar nos grandes centros urbano.

Na verdade, a bicicleta é o primeiro veículo que a maioria das pessoas dirige na vida. Por isso, pedalar chega a ser considerado uma atividade quase intuitiva. Quem aprendeu, quando criança, jamais esquece, é o que dizem.

Acidentes podem ocorrer por descuido, imprudência dos motoristas e do próprio ciclista e desrespeito às leis de trânsito. De acordo com o Relatório de Acidentes Fatais da CET, em 2014, morreram 47 ciclistas: 43 homens e 16 meninos e adolescentes entre dez e 19 anos.

Qualquer que seja a sua idade, se você quer diminuir o risco de fazer parte dessa estatística, preste atenção nas seguintes recomendações:

O Código Nacional de Trânsito, no art. 201, diz que os motoristas devem “guardar a distância lateral de um metro e cinquenta centímetros ao passar ou ultrapassar uma bicicleta” e que os ciclistas, assim como os pedestres, têm preferência de passagem sobre os veículos motorizados.

Não confie que essa lei será sempre respeitada. Faça a sua parte. Conduzir uma bicicleta com segurança, considerando as características das ruas e avenidas por onde passa, deve ser preocupação constante de todos os ciclistas.

 

Fontes

 

 

 

 

 

Sair da versão mobile