Vamos Falar #4 | Vamos falar sobre candidíase

Diferente do que muitos imaginam, a candidíase não é uma infecção sexualmente transmissível e pode ter a ver com baixa imunidade. Entenda.

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Compartilhar

A candidíase é uma das queixas mais comum nos consultórios dos ginecologistas. Saiba o que é e como tratar.

Coceira recorrente na vulva, ardência ao fazer xixi, incômodo na hora do sexo e corrimento esbranquiçado são os principais sinais da candidíase, uma infecção extremamente comum que, diferente do que muitos pensam, não é sexualmente transmissível.

A doença aparece quando há algum desequilíbrio na microbiota vaginal, isto é, nos microorganismos que habitam a região. Esse desequilíbrio está associado à baixa imunidade, estresse ou uso de antibióticos.

Neste episódio do Vamos Falar, Mariana Varella conversa com a ginecologista Fátima Oladejo sobre como tratar a candidíase, inclusive no caso das mulheres que tem vida sexual ativa. Assista!

Veja também: Saúde Sem Tabu #14 | Infecções ginecológicas e ISTs

Veja mais

Sair da versão mobile