Serrana: o sucesso da vacinação contra covid-19 | Linha de Frente

Conheça os resultados do Projeto S, iniciativa do Instituto Butantan que vacinou toda a população adulta de Serrana contra a covid-19.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

O Projeto S avaliou a efetividade da vacinação em massa contra a covid-19 na cidade de Serrana, interior de São Paulo.

 

Para além da eficácia da vacina (nível de proteção conferida ao indivíduo) contra a covid-19, o Instituto Butantan realizou um estudo inédito para descobrir também a efetividade da CoronaVac, ou seja, verificar o grau de proteção da vacina quando ela é aplicada na população geral. O chamado Projeto S vacinou todos os adultos do município de Serrana com duas doses do imunizante e comparou a situação da pandemia antes e depois da vacinação.

Como resultado, a cidade, bastante movimentada pelo fluxo de pessoas que se deslocam para trabalhar em municípios vizinhos, viu o número de mortes por covid-19 cair em 95% e o de internações, em 86%. O dr. Marcos Borges, diretor do Hospital Estadual de Serrana, conta os detalhes da pesquisa. Assista!

Veja também: Instituto Butantan realiza estudo para verificar margem necessária para adquirir imunidade de rebanho contra covid-19

Veja mais

Sair da versão mobile