Por que é tão importante preservar a nossa biodiversidade? | Recorte

Dr. Drauzio explica que o desrespeito à biodiversidade pode levar à extinção de espécies e à transmissão de doenças entre os humanos. Assista.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

A biodiversidade nos proporciona o ar, o alimento, a energia e os materiais necessários para a vida humana. É ela a maior responsável pela nossa sobrevivência.

 

A biodiversidade é o conjunto de espécies existentes no planeta, cujas interações oferecem todos os benefícios que precisamos para viver. No entanto, cada vez mais, o homem interfere negativamente nesse equilíbrio através, principalmente, do desmatamento.

O desmatamento favorece a extinção de espécies e a transmissão de doenças entre os seres humanos, como as epidemias e pandemias que vivenciamos nos últimos tempos. As queimadas, por exemplo, são uma das principais ações humanas prejudiciais à fauna e à flora do nosso planeta. Assista ao vídeo e entenda como esses fatores impactam na preservação da nossa biodiversidade.

Veja também: Riscos à saúde não acabam após a ocorrência de um desastre natural | Coluna

Veja mais

Sair da versão mobile