Por que a 3ª dose da vacina será necessária para alguns grupos? | Coronavírus

A terceira dose é uma forma de garantir a segurança daqueles com o sistema imunológico mais frágil. Entenda neste vídeo do dr. Drauzio.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Entenda os motivos que levaram o Brasil e outros países do mundo a adotarem a aplicação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas idosas e imunossuprimidos.

 

A primeira dose de uma vacina estimula as células que produzem anticorpos contra o vírus, provocando uma resposta do sistema imunológico. A segunda também, com uma reação maior e mais rápida. Depois de um tempo, porém, a quantidade de anticorpos vai caindo lentamente.

No caso da covid-19, ainda não se sabe qual é o nível em que essa queda representa um risco para a segurança da população. Por isso, discute-se uma terceira dose voltada para as pessoas mais vulneráveis, como os idosos e os imunossuprimidos. Saiba mais neste vídeo do dr. Drauzio.

Veja também: Terceira dose e vacina para menores de 18 anos: o que sabemos até agora | Coronavírus

Veja mais

Sair da versão mobile