Quase todo mundo já teve dor de garganta, ainda mais quando era criança. As dúvidas não são poucas. Esclarecemos algumas que recebemos do público.
A dor de garganta tem causa alérgica? Líquido gelado: tomar ou não? Quando é recomendável extrair as amídalas? Danilo Real, médico otorrinolaringologista, responde essas e outras dúvidas enviadas pelo público.
Quando só existe a dor de garganta, sem outros sintomas como febre, por exemplo, há necessidade de tomar antibiótico?
De maneira geral, no adulto, quando há dor de garganta sem febre e conseguimos contornar os sintomas com analgésicos, por exemplo, evitamos o antibiótico. Porém, se houver outros sintomas, ele passa a ser cogitado.
É verdade que respirar pela boca ao dormir causa dor de garganta?
Sim, o ressecamento que às vezes temos na faringe ocorre porque o ar tende a ressecar as vias aéreas, e isso tende a gerar dor de garganta.
Líquido gelado: tomar ou não quando a garganta está inflamada?
Isso é muito discutível. Se olharmos os dados, há pessoas que não são tão afetadas com o gelado e outras que sentem uma piora muito grande. É muito individual.
Quando é recomendável a cirurgia de extração de amídalas?
Os critérios formais para se pensar em cirurgia são:
- 5 amidalites severas (que precisem de antibióticos) no ano;
- 4 amidalites por 2 anos seguidos;
- 3 amidalites por 3 anos seguidos.
Esse é o critério formal. No entanto, há as individualidades. Se há ocorrências de amidalite que demora 2 semanas para recuperação, podemos pensar no benefício de retirar as amídalas.
Refluxo reflete em dor de garganta?
Sim. A dor de garganta, principalmente as faringites crônicas, podem ser decorrentes do líquido ácido que sai do estômago chegando à faringe e causando a dor de garganta.
Alergia à poeira pode causar dor de garganta?
Normalmente, não. A alergia traz muito mais o sintoma de coceira e irritação.
Por que a tosse depois da inflamação da garganta demora tanto pra ir embora?
A laringe e a traqueia são mais lentas para se recuperar do que a própria garganta e faringe, então é comum considerar a presença de tosse seca, sem secreção, por até 4 semanas depois de uma infecção de via aérea superior normal.
Extrato de própolis ajuda na recuperação?
De 10 anos para cá, há vários estudos que mostram que o própolis tem atividade antibacteriana e imunoestimulante, então pode ajudar, sim. Principalmente nos casos virais.
Assista ao vídeo completo