Como o diabetes pode fazer os rins pararem de funcionar? | Desenrola

O diabetes pode provocar várias consequências no organismo, inclusive fazer os rins pararem de funcionar. Entenda como isso acontece.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Pacientes com diabetes precisam de acompanhamento médico frequente para checar o bom funcionamento dos rins.

 


O diabetes atinge mais de 16 milhões de brasileiros, sendo uma das doenças crônicas mais incidentes no país. Ela acontece quando há pouca ou nenhuma produção de insulina, hormônio que regula a quantidade de glicose no sangue. O diabetes desregulado pode levar a várias outras complicações, principalmente nos rins.

Os rins agem como um filtro do organismo, mas suas células tem dificuldade para cumprir sua função quando os níveis de glicose estão altos. Dessa forma, o organismo começa a acumular líquidos e minerais que afetam a composição química sanguínea. A insuficiência renal, porém, é silenciosa e só começa a dar sinais quando já está muito avançada. Saiba mais neste episódio do Desenrola.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Insuficiência renal e hemodiálise | Andrea Pio de Abreu

Veja mais

Sair da versão mobile