Cuidados para evitar lesões de pele em pessoas acamadas | Coluna

Pessoas acamadas, especialmente idosos ou pacientes que sofrem com incontinência, estão mais sujeitos às lesões de pele. Saiba como evitar.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Para evitar lesões de pele em pessoas acamadas, como assaduras e úlceras de pressão, é preciso reposicionar o paciente com frequência e ter cuidados específicos com a sua higiene.

 

A pele das pessoas idosas é mais frágil. Por isso, quando acamadas e com movimentação limitada, elas ficam mais vulneráveis ao surgimento de assaduras e úlceras de pressão. No caso de quem sofre com incontinência urinária ou fecal, o risco de desenvolver lesões de pele é ainda maior.

Como os cuidados nessa fase da vida podem recair sobre os familiares, algumas dicas de higiene, posicionamento do paciente e limpeza da roupa de cama são de grande ajuda para evitar problemas mais graves. Assista ao vídeo para saber mais.

Conteúdo desenvolvido em parceria com a marca TENA https://www.tena.com.br

Veja também: Mínimo descuido pode ser suficiente para o surgimento de lesões por pressão

Veja mais

Sair da versão mobile