Por que pra algumas pessoas o vírus é leve? | Coronavírus #37

Apesar de não sabermos o porquê de alguns casos do coronavírus serem mais graves, é possível analisar os grupos de risco e reforçar as medidas de prevenção.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Apesar de não sabermos o porquê de alguns casos do coronavírus serem mais graves, é possível analisar os grupos de risco e reforçar as medidas de prevenção.

 

Por que alguns infectados pelo coronavírus têm uma doença grave e outros têm uma doença bem mais benigna? A gente não sabe essa resposta. A gente sabe estatisticamente: os mais velhos, aqueles com doenças crônicas de base, aqueles com problemas imunológicos têm mais risco de ter doença grave.

Mas nós não sabemos explicar por que alguns jovens têm uma doença muito tranquila, não passa de um mal-estar, um pouco de tosse, uma febrícula e em alguns dias se sentem muito melhor. Enquanto outros têm uma doença mais pesada. Mesmo o fato de você ser jovem não quer dizer que você vai ter uma doencinha de nada. Não, isso não. Quer dizer que você corre um risco muito menor de ter uma doença muito grave e de morrer.

Veja também: Qual o tratamento para coronavírus? | Coronavírus #17

Mas a condição física não garante a benignidade da doença, isso é muito importante. Nós temos atletas competitivos aí, gente em nível de disputar olimpíada que adquiriram o vírus e tiveram uma doença que castigou, deixaram eles meio quebrados por alguns dias e tudo.

Então, é por isso que não pode dizer “não, isso aí é uma doença que só mata velho”. Não, não é verdade. É preciso tomar cuidado e tomar as medidas porque ninguém vai gostar de ter uma doença que, embora não te faça correr risco de morte, te joga na cama por vários dias.

Veja mais

Sair da versão mobile