Fumantes e doentes crônicos | Coronavírus #9

Fumantes e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de sofrer complicações pelo novo coronavírus. É uma hora perfeita para parar de fumar.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Fumantes e pessoas com doenças crônicas têm maior risco de sofrer complicações pelo novo coronavírus. É uma hora perfeita para parar de fumar.

 

Pessoas com doenças crônicas, como por exemplo asma, precisam de uma atenção especial? Precisam.

A asma é uma doença respiratória. A pior complicação do coronavírus qual é? É justamente a complicação pulmonar. Então, quem tem asma precisa tomar mais cuidado.

Veja também: Nossas respostas às perguntas mais frequentes sobre o novo coronavírus

Quem fuma precisa tomar muito cuidado, porque o cigarro provoca um quadro pulmonar permanente, crônico. Se você fuma, para de fumar, é uma hora exata agora. Você não pode continuar correndo o risco.

E as pessoas que têm doenças crônicas, especialmente as pessoas de mais idade: pressão alta, diabetes, insuficiência cardíaca, renal, pulmonar, ou outras doenças que comprometem o funcionamento do sistema imunológico

Doenças crônicas, principalmente se estiverem descontroladas, constituem um fator de risco para complicações mais graves da covid-19. Se possível, mantenha o isolamento durante o período de crise.

Veja mais

Sair da versão mobile