É possível transmitir o vírus através da comida? | Coronavírus #35

Alimentos podem transmitir o coronavírus. Por isso, o ideal é lavar bem cada um deles e dar preferência aos alimentos cozidos.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Alimentos podem transmitir o coronavírus. Por isso, o ideal é lavar bem cada um deles e dar preferência aos alimentos cozidos.

 

 

Tem muita gente que pergunta: a comida é tranquilo ou eu tenho que me preocupar com ela? É possível transmitir o coronavírus através da comida? É lógico, alimentos crus, que foram manipulados por pessoas que têm o vírus nas mãos, podem servir como fonte de transmissão. Evidente. Você pega uma pessoa que pega um tomate, pega o tomate com a mão cheia de vírus, o vírus vai ficar na casca do tomate. Se eu corto e como, ele vai entrar em contato com a minha boca e tem uma chance de chegar ao aparelho respiratório.

Então, o que nós temos que fazer? Primeiro, é dar preferência pros alimentos quentes, porque os alimentos que foram cozidos, fritos, etc, o vírus desapareceu dali. Os alimentos que a gente ingere cru, as saladas, os vegetais de um modo geral, têm que ser manipulados por pessoas que lavaram a mão e lavaram a mão direito. Você não pode chegar da rua, foi ao supermercado, chega da rua, pega uma maçã com a mão que você veio do supermercado, corta a maçã e dá pra alguém da família. Lógico que não.

Você chegou, você vai lavar a mão. Primeira coisa, antes de tudo. Depois lava a fruta também, porque outra pessoa pode ter manipulado. Tomando esses cuidados básicos, que são o de lavar sempre as mãos, você ao manipular os alimentos, você não corre esse risco. 

Veja também: Quem minimiza a situação do coronavírus é um irresponsável | Coronavírus #8

Veja mais

Sair da versão mobile