Ativistas a favor do vírus da covid-19 | Coronavírus

Governantes e pessoas contrárias à vacinação são ativistas a favor da covid-19, doença que continua provocando a morte de milhares de pessoas.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Dificultar a vacinação, desestimular o uso de máscaras e promover aglomerações são atitudes de pessoas que agem como ativistas a favor do vírus da covid-19.

 

Em um país tão desigual como o nosso, discursos contrários à vacinação confundem a população. As constantes ações do presidente da República e do ministro da Saúde a favor da disseminação da covid-19 são obras não só do negacionismo, mas de um forte ativismo que causa a morte de milhares de pessoas.

Olha, vocês devem ter visto o nosso Ministro da Saúde levantando dúvidas sobre a eficácia da vacina em adolescentes. É um absurdo um homem que ocupa esse cargo — que é o cargo maior na área da saúde — dizer uma coisa dessas.

E chegou a dizer que as mães não deviam levar os filhos adolescentes para ser vacinados se não tivesse certeza de que a vacina era a vacina da Pfizer.  Pelo amor de Deus, falar uma coisa dessa no Brasil, um país com essa desigualdade de escolaridade que nós temos aqui.

Imagina uma senhora simples, que ouve uma mensagem dessa, que vive aí por esses sertões do Brasil, ou pelos… Na margem dos rios brasileiros… Ela fica confusa. O que é que ela entende da vacina da Pfizer? Da vacina da CoronaVac? Da vacina da Astrazeneca? Ele não pode fazer isso de jeito nenhum.

Olha, nós aprendemos aqui que o Presidente da República é um negacionista. É pouco: ele não é só um negacionista, ele é um ativista. Ele passou o tempo inteiro, desde que começou essa epidemia, falando “não precisa usar máscara”, “não, pode fazer aglomeração à vontade”.

Na hora que as vacinas estiveram disponíveis, ele não… o governo brasileiro não comprou. Não comprou por quê? Não comprou porque aí sim ele foi um negacionista — e com isso milhares de brasileiros morreram, sem precisar ter morrido.

O nosso Ministro da Saúde, que é médico — o que é pior do que o ministro anterior, que era simplesmente um general —, ele que é médico, falando contra a vacinação de adolescentes, está se perfilando ao lado do Presidente da República como um ativista contra as vacinas, contra a saúde pública, a favor da disseminação do vírus da Covid-19. Muito triste.

Veja também: Por que ainda existem negacionistas? | Coronavírus

Veja mais

Sair da versão mobile