Como funciona a insulina | Animação #09

Muita gente sabe que a insulina tem alguma relação com o diabetes, mas muitos desconhecem por quê. Entenda como esse hormônio tem papel fundamental no aproveitamento da glicose para geração de energia.

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Compartilhar

Muitas pessoas sabem que ela tem a ver com o diabetes, mas poucos entendem como funciona a insulina.

 

Entenda como funciona a insulina, hormônio relacionado ao diabetes e que tem papel fundamental no aproveitamento da glicose para geração de energia.

 

Ao nos alimentarmos, o intestino quebra os carboidratos que ingerimos em substâncias mais simples, entre elas a glicose. Do intestino, a glicose passa para a corrente sanguínea, que vai levá-la para todo o organismo usá-la como fonte de energia.  

Quando o pâncreas percebe que o nível de glicose no sangue aumentou, ele secreta um hormônio chamado insulina, hormônio essencial porque nossas células não conseguem usar a glicose de forma direta, é necessário que a insulina se conecte a elas e transmita a informação para que uma série de reações dentro da célula permitam a entrada da glicose.

 

Veja também: Entenda a relação entre insulina e diabetes.

 

Quem tem diabetes tipo 2 pode até produzir insulina, mas o mecanismo que faz a glicose entrar não funciona de maneira adequada, então a glicose não consegue entrar na célula de forma eficiente. E quem tem diabetes tipo 1 não produz insulina, e da mesma forma, o processo não acontece.

A glicose que fica circulando na corrente sanguínea pode causar uma série de problemas, como infarto, cegueira, AVC, insuficiência renal e outros.

Se você tem diabetes, siga a orientação médica. É possível viver normalmente com a doença.

Tópicos

Veja mais

Sair da versão mobile